Ouvir o texto...

sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Músicos da Orquestra Metropolitana de Lisboa


"Maratona" Metropolitana

Os músicos da Orquestra Metropolitana de Lisboa (OML) desenvolvem uma “maratona” de recitais desde quinta-feira, dia 23 de Fevereiro a sábado, dia 24 de Fevereiro.
No total são 16 recitais de câmara, cuja série inclui três estreias absolutas de peças de Daniel Schvetz, Ian Mikirtoumov e César Viana.


As estreias absolutas serão nos dois recitais de violino solo por Liviu Scripcaru, um na sexta-feira, dia 24 de Fevereiro, às 19:00, na Casa Museu Dr. Anastácio Gonçalves, às Picoas, e outro no sábado, 25 de Fevereiro, às 18:00, na sede da Metropolitana, à Junqueira.

Liviu Scripcaru interpretará em estreia absoluta as peças “Milhoverdeando”, de Daniel Schvertz, “Kairos”, de Ian Mikirtoumov, e “La Scripcaria”, de César Viana. 

O solista tocará também peças de Carlos Marecos e Christopher Bochmann – "Three Caprices".



A OML dedica todos os meses uma semana à música de câmara. Nestes três dias os músicos da orquestra agrupam-se em formações diversas, apresentando-se museus, monumentos e outras salas da capital, como a sala dos espelhos do Palácio Foz, onde tocou dia 23 de Fevereiro.

O trio foi formado pelo violinista Alexêi Tolpygo, o violoncelista Peter Flanagan e o pianista Savka Konjikusic e além de ter tocado no Palácio Foz, toca sexta-feira, às 18:00, na sede da Metropolitana, à Junqueira, um programa eslavo com peças de Antonín Dvořák e Sergei Rachmaninov.



O Quarteto de Cordas Joly Braga Santos constituído por Adrian Florescu e Ágnes Sárosi (violinos), Irma Skenderi (viola de arco) e Nuno Abreu (violoncelo) tocou na quinta-feira no El Corte Inglês, em S. Sebastião da Pedreira, num concerto comentado pelo músico e compositor Alexandre Delgado.

O programa do concerto que repete sábado, às 16:00, no Museu Nacional de Arte Antiga, às Janelas Verdes, é constituído por peças de Charles Martin Loeffler e Joly Braga Santos.


Na sexta-feira, às 13:00, no átrio do Cinema S. Jorge, e sábado, no Centro Cultural do Cartaxo, numa das duas saídas de Lisboa nesta série de concertos, o violetista Gerardo Gramajo e o percussionista Fernando Llopis estreiam em Portugal a peça “In the moments”, de Jeysi León Molina. O programa destes recitais inclui ainda peças de Daniel Almada, Luciano Berio e Karlheinz Stockhausen.


“Concerto chez Madame de Récamier” é o título dos recitais sexta-feira, às 13:00, nos Paços do Concelho, e sábado, às 17:00, no Museu do Oriente, este segundo será comentado pelo musicólogo Rui Campos Leitão.

Peças de Jean-Baptiste Krumpholz, de François-Adrien Boïeldieu, de Frédéric Nicolas Duvernoy e de Jan Ladislav Dussek constituem o “Concerto chez Madame de Récamier” que será interpretado pelo trompista Jérôme Arnouf, a harpista Stéphanie Manzo e o cravista Marcos Magalhães.



Os violinistas Carlos Damas e José Teixeira, o violetista Valentin Petrov e a violoncelista Jian Hong, constituem o Quarteto Americano de Dvorak que tocaram quinta-feira na sede da Metropolitana e sexta-feira, dia 24 de Fevereiro, às 18:30, na Casa de Fernando Pessoa, em Campo de Ourique. 

O quarteto de cordas em Si Bemol Maior, de Wolfgang Amadeus Mozart e o Quarteto de cordas n.º12 em Fá maior, de Antonín Dvorak, constituem o programa destes dos dois concertos.


Os solistas da Metropolitana apresentam-se ainda sexta-feira na Sociedade Portuguesa de Autores, na Escola Secundária Camões, à Estefânia, no Palácio da Ajuda, e no Cinema Teatro Joaquim d’Almeida, no Montijo.
A violinista Diana Tzonkova, o contrabaixista Ercole de Conca e a pianista Alexandra Simpson tocam Nino Rota e António Fragoso, sexta-feira, na Sociedade Portuguesa de Autores


Peças do compositor argentino Astor Piazzolla constituem os recitais dos solistas da OML, na sexta-feira, às 19:00, na Escola Secundária Camões, que será comentado por André Cunha Leal, da RDP/Antena 2, e no sábado às 21:30, no Cinema Teatro Joaquim d’Almeida, Montijo.

Os solistas da Metropolitana que se juntam nestes dois recitais são Bertrand Raoulx (fagote), Raquel Queirós e Anzhela Akopyan (violinos), Andrei Ratnikov (viola de arco), Ana Cláudia Serrão (violoncelo) e Vladimir Kouznetsov (contrabaixo).


No sábado às 16:00, no Palácio Nacional da Ajuda, Diana Tzonkova (violino), Ercole de Conca (contrabaixo) e Alexandra Simpson (piano) tocam o concerto para cordas em ré menor, de Joly Braga Santos, numa transcrição para violino e contrabaixo e o trio, opus 02 de António Fragoso.


fonte:

Nenhum comentário:

Postar um comentário