Ouvir o texto...

terça-feira, 27 de março de 2012

Forró é Patrimônio Cultural de João Pessoa

Em junho de 2011, o Fórum Forró de Raiz (PB) entregou ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – Iphan a solicitação de Registro das Matrizes do Forró como Patrimônio Cultural do Brasil. Enquanto a resolução não vem, João Pessoa sai na frente e acaba reconhecer o ritmo e suas matrizes culturais como patrimônio imaterial,  graças a um projeto de lei sancionado pela Prefeitura.

Para efeitos da lei, é considerado “forró” a expressão artística-cultural que tenha ligações com as raízes nordestinas, respeitando-se os valores tradicionais desta região, sem utilização de palavras ou gestos que menosprezem as mulheres ou qualquer outro grupo social.

Com o reconhecimento oficial do forró haverá mais perspectivas de promoção e políticas públicas voltadas para a salvaguarda do ritmo.



Gravura de J.Borges (Xilogravura)




O forró é um estilo musical derivado do baião. É também expressão reduzida de “forrobodó” que, por sua vez, quer dizer : “arrasta-pé, farra, troça, confusão, desordem, rolo”. Alguns historiadores afirmam que forró provém da expressão inglesa for all, que significa “para todos”. Assim, teriam sido os  operários ingleses, durante a construção de estradas de ferro no Nordeste, a propagarem a expressão forró.

fonte:
babel das artes

Nenhum comentário:

Postar um comentário