Listen to the text.

sexta-feira, 2 de março de 2012

FUNCESPP recebe kit de instrumentos musicais na capital


A Fundação de Cultura e Esporte de Ponta Porã, participou nesta quarta-feira, da Cerimônia de entrega de Kits de instrumentos musicais a corporações musicais de 10 municípios do estado, em solenidade ocorrida no auditório da Governadoria.

FUNCESPP recebeu novos instrumentos para a Banda de Música Municipal Professor Isaac Borges Capillé - Divulgação


 FUNCESPP recebeu novos instrumentos para a Banda de Música Municipal Professor Isaac Borges Capillé - Divulgação

A iniciativa, faz parte do Programa de Fomento a Bandas e Fanfarras de MS, fruto de uma emenda parlamentar da então senadora Marisa Serrano, e que teve o apoio do governador, beneficiando os municípios sul-mato-grossenses com recursos da ordem de R$ 200.000,00 oriundos do Ministério da Cultura (MinC), repassados ao Estado de MS através de sua Fundação de Cultura.


A emenda contemplou a Banda de Música Municipal Isaac Borges Capilé, mantida pela Prefeitura de Ponta Porã, através da FUNCESPP que recebeu um kit com 22 novos instrumentos, entre percussão e sopro.


O Diretor-Presidente da FUNCESPP, Adir Teixeira, considerou a iniciativa do Governo de Mato Grosso do Sul e da parlamentar Marisa Serrano, como fundamental para continuidade do projeto de fomentação musical desenvolvido pela banda IBC em Ponta Porã.


“A Banda Municipal Isaac Borges Capilé, é uma referência em todo estado, que vem contribuindo nestes últimos anos para expansão do segmento musical de Ponta Porã.Mas acima de tudo tem permitido aos nossos jovens, além da formação musical, o processo de inclusão-social, por meio de metodologia de ensino e acompanhamento técnico” frisou Adir Teixeira.


Adir Teixeira lembrou que o kit de instrumentos musicais, vem suprir algumas necessidades da banda IBC, que somente no ano de 2011, investiu 47 mil reais para sua manutenção, sendo 14 mil na reforma de instrumentos e 33 mil reais, na compra de novos instrumentos musicais. “Sem dúvida manter um projeto de formação musical, necessita de muito empenho da atual administração. O Prefeito Flávio Kayatt considera a banda IBC como essencial para formação de bons cidadãos em Ponta Porã e uma excelente oportunidade para expandir o segmento musical na fronteira”.        

        
Na oportunidade Adir Teixeira juntamente com a aluna Luana Palácios presentearam ao Governador André Puccinelli, Presidente da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, Américo Calheiros, Marisa Serrano e o Gerente do Fundo de Investimentos Culturais, Edilson Aspett com camisetas da banda IBC.    


O Governador de Mato Grosso do Sul, André Puccinelli, que realizou pessoalmente a entrega do kit ao Diretor-Presidente da FUNCESPP, Adir Teixeira, enfatizou sobre a importância da Emenda Parlamentar de Marisa Serrano, que permite maiores investimentos junto ao segmento musical.  

  “Evitar a evasão e repetência escolares é o principal benefício conquistado por meio da entrega destes instrumentos. Assim também contribuímos para que educação e a cultura atinjam seu melhor desempenho nos municípios através da música”, destacou Puccinelli.


O objetivo é fortalecer as corporações não apenas como expressão musical brasileira, mas também como agentes culturais que proporcionam formação, capacitação e inclusão social especialmente para a população jovem. A entrega desses instrumentos representa um grande impulso à cultura das bandas marciais no Estado, a aproximação da população de um repertório musical variado de cunho nacional, internacional, popular e erudito além da promoção de atividades ocupacionais de caráter artístico para centenas de crianças e adolescentes.


Os municípios beneficiados foram Dois Irmãos do Buriti, Aparecida do Taboado, Rio Negro, Paranaíba, Rio Brilhante, Rio Verde de Mato Grosso, Ponta Porã, Ladário, Campo Grande e Guia Lopes da Laguna.


O ato contou com a presença do Governador de Mato Grosso do Sul, André Puccinelli, do presidente da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS), Américo Calheiros e da ex-Senadora da República Marisa Serrano.


Estiveram representando a FUNCESPP na solenidade de entrega do kit de instrumentos musicais o Diretor-Presidente da FUNCESPP, Adir Teixeira, Diretor de Cultura, Eder Rubens,Maestro da banda IBC, Jucilei Inácio Martins, professores de música Ismael dos Santos e Rafael, professor Adam Ramires – coordenador do Corpo Coreográfico da banda IBC, Hilda  e alunos da Banda Municipal Isaac Borges Capilé.     


IBC
A Banda de Música Municipal Professor Isaac Borges Capilé foi criada em 23 de outubro de 2001, sendo mantida pela Prefeitura de Ponta Porã e desenvolvida pela Fundação de Cultura e Esporte de Ponta Porã, na rua General Osório, 2.150.

Neste período a Banda Musical Municipal IBC formou centenas de alunos, com aulas de teoria musical e instrumental além de acompanhamento das notas escolares no final de cada bimestre, buscando o melhor para os alunos da banda. 

A banda tem em sua agenda uma média de 03 apresentações por semana, atendendo cerimônias cívicas e eventos nas cidades vizinhas, com presença em festivais e eventos culturais em todo estado.

Atualmente a banda conta com 44 alunos, sendo acompanhados pelo Maestro e Regente Jucilei Inácio Martins, os assistentes Ismael dos Santos e Rafael, e o corpo coreográfico sobre responsabilidade do Professor de dança, Adam Ramires.

O ideal da banda é “Profissionalizar, formando cidadãos capazes de vencer na vida” onde já surgiram instrutores de fanfarras no município, contribuindo de forma significativa para expandir a arte musical em Ponta Porã.

fonte:
http://www.agorams.com.br/jornal/2012/03/funcespp-recebe-kit-de-instrumentos-musicais-na-capital/

Nenhum comentário:

Postar um comentário