Ouvir o texto...

quarta-feira, 28 de março de 2012

Museum Analytics analisa museus e galerias de arte nas redes sociais

Os museus no Brasil estão se abrindo para a diversidade cultural, para o conhecimento local e a memória popular. Estas abordagens têm habilitado a desconstrução de grandes narrativas e tem afirmado a função das audiências na apreensão social dos museus. Estes debates criaram um caminho de passagem da centralidade institucional para o relacionamento social e a demanda por engajamento com a cultura.

A internet e o surgimento de novas tendências tecnológicas da informação a cada dia possibilitaram uma nova relação entre o museu e o público. As instituições que lançam mão desses recursos acreditam que a internet pode ser o ambiente ideal para se estimular, desenvolver, democratizar e ampliar significamente o acesso a museus, exposições e espaços culturais no Brasil.

A importância da integração da comunicação digital nos museus entre as diferentes áreas como pesquisa, conservação e serviços culturais e educativos é indispensável. Além disso, o desafio da gestão competente e profissionalizada da comunicação digital é o que os museus, assim como qualquer outra empresa, precisam para fortalecer relacionamentos institucionais e mercadológicos com os públicos e a opinião pública.

Um dos pontos mais importantes a se observar na comunicação digital é a mensuração de resultados das ações. Um site holandês se lançou ao desafio de medir a audiência de museus e galerias de arte nas mídias sociais. Além de fornecer dados sobre a visitação presencial dos maiores museus do mundo, o Museum Analytics produz relatórios semanais sobre o desempenho dos museus nas redes sociais Twitter e Facebook.

Alguns museus brasileiros são acompanhados pelo site e listam entre os mais populares nas redes sociais como o Centro Cultural Banco do Brasil, o MASP, a Pinacoteca e o Museu das Minas e do Metal. E você, curte alguma página de museu ou segue algum perfil no Twitter? O que você mais espera da atuação das instituições de cultura na internet?

Por Ana Paula Gaspar, historiadora com MBA em mídias sociais. @anapulagaspar


Acesse o Artigo Original: http://www.blogmidia8.com/2012/03/museum-analytics-analisa-museus-e.html#ixzz1qPxu2jqb

Nenhum comentário:

Postar um comentário