Ouvir o texto...

sexta-feira, 30 de março de 2012

Oficina sobre “Patrimônio Arquitetônico” começa na sexta-feira

A cidade de Itu recebe gratuitamente neste final de semana uma oficina sobre patrimônio arquitetônico. Idealizada pela Secretaria de Estado da Cultura por intermédio do Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico), das Oficinas Culturais, do SISEM-SP – Sistema Estadual de Museus e com apoio da Secretaria de Cultura as oficinas visam ampliar e fortalecer as políticas públicas na área de patrimônio cultural no interior do Estado, por meio da qualificação de profissionais e estudantes para atuar com a questão patrimonial.
Programada para municípios que possuem construções historicamente importantes, a oficina é dividida em módulos teóricos e interativos. Na primeira etapa, os palestrantes apresentam a história do restauro e os princípios gerais de preservação desde o século XIX até os dias atuais, como a organização das primeiras estruturas legais e os organismos internacionais e nacionais de preservação.
Os procedimentos básicos para o desenvolvimento de projetos de restauro e a metodologia para intervenção em bens de natureza urbanístico-arquitetônica são apresentados na seqüência. Nos módulos interativos, os participantes são estimulados a pensar e discutir questões relacionadas à preservação do patrimônio arquitetônico local.
A oficina é destinada aos maiores de 18 anos, profissionais e estudantes de Arquitetura, Urbanismo, Engenharia, História, Museologia, Comunicação, Artes e Gestão Pública; agentes e produtores culturais; professores e demais interessados no tema e é ministrada pelos arquitetos Samuel Kruchin e Cristiane Gonçalves, que introduzem os participantes ao universo da preservação da arquitetura, abordando os princípios técnicos, formais e legais, no âmbito público e privado. Participam também da atividade técnicos do Condephaat.
Samuel Kruchin e Cristiane Gonçalves são arquitetos especializados em patrimônio e restauro. O escritório de Kruchin tem feito obras de restauro historicamente valiosas para o Estado de São Paulo, como a casa do Regente Feijó (Sítio do Capão), a Bolsa de Café e Mercadorias de Santos e a estação ferroviária de Bananal.
A abertura será amanhã (30), às 19h. No sábado, a oficina será das 9h às 13h e das 14h às 18h e no domingo, das 9h às 13h.
As inscrições são gratuitas e podem ser feitas hoje (29), na Rua Paula Souza, 664 – Centro. As vagas são limitadas. Informações pelo fone             (11) 4013-7711      .

Nenhum comentário:

Postar um comentário