Ouvir o texto...

sexta-feira, 20 de abril de 2012

MUSEU FERROVIÁRIO DE SETE LAGOAS

A Estação Ferroviária de Sete Lagoas foi inaugurada em 12 de setembro de 1886, é uma construção de pedra, cal, areia e forro de madeira de pinho de Riga ( Bélgica) marco da primeira expansão urbana do município. Próspera estação com oficinas de montagem e reparos, fabricando vagões e ferramentas. Tinha o telégrafo para mensagens codificadas em Código Morse, servindo não só para o bom andamento deste meio de transporte, como de comunicações urgentes na região.  Em março de 1957 passou a ser chamada de Rede Ferroviária e no dia 19 de dezembro de l992 às 18:00hs passou por ela último trem de Sete Lagoas.


Porém, em 2000 a estação foi transformada em Museu Ferroviário de Sete Lagoas e preserva através do seu acervo, parte significativa da memória ferroviária, como: fotografias, uniformes, quepes, relógio de ponto e um grande número de ferramentas. Na área externa, encontra-se em exposição um antigo vagão de passageiros da extinta RFFSA, além das locomotivas número 1015 e número 07, tombadas pelo Conselho de Patrimônio em 2007. 

Como a estação foi o primeiro marco de expansão urbana do município, muitas pessoas de várias regiões vieram atrás de oportunidades de emprego e juntamente com os moradores locais fincaram residencias nas imediações da estação, fundando assim, o Bairro Boa Vista e a partir daí, iniciou-se o crescimento da cidade, antes apenas concentrada ao redor da Igreja de Santo Antônio.  
 

 
Hoje, é possível andar pelo bairro e encontrar ex-ferroviários relembrando o tempo de trabalho da saudosa Rede Ferroviária ou até mesmo sentados nos bancos da antiga ferrovia com os demais colegas, como o Sr. Juquinha.

Dessa forma, para manter viva a memória dos ferroviários, todos os dias a sirene é soada em horários estratégicos relembrando o início e término de mais um dia de trabalho.

O Museu Ferroviário tem como tradição todo 1º de maio, Dia do Trabalhador,  realizar missa campal homenageando todos os trabalhadores. A missa inicia-se às 7:30hs, com grande público entre eles ex-ferroviários e seus familiares.  Este ano a missa completou 50 anos de realização.

    Assim, quando visitar Sete Lagoas não deixe de ir ao Museu Ferroviário de Sete Lagoas.   
   
    Av. Antônio Olinto, 600 – Centro
    Funcionamento: 2ª a 6ª feira – 8:00hs às 17:00 horas
              Sábado, Domingo – 8:00hs às 12:00 horas.
              Entrada Gratuita   - Telefone: 031- 3772-6033 
 
fonte:
http://www.setelagoas.com.br/noticias/cidade/15436-museus-de-sete-lagoas-terao-novos-horarios-de-funcionamento

Nenhum comentário:

Postar um comentário