Embratur começa a debater estratégias para transformar nossos sabores em atrativo turístico
No último final de semana, representantes
da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo) participaram da 10ª
edição do Ver-o-Peso da Cozinha Paraense, em Belém (PA), um dos mais
importantes festivais gastronômicos do país. É que a Embratur quer
estreitar o contato com os representantes deste setor tão importante
para o turismo, os chefs de cozinha. “Queremos transformar os sabores
tão típicos de nossa cultura também parte dos atrativos turísticos do
país”, explica o presidente da Embratur, Flávio Dino.
Durante o evento, o responsável pela
promoção internacional do turismo de cultura na Embratur, André Vilaron,
encontrou-se com chefs reconhecidos como Alex Atala, Bel Coelho e José
Barattino. “Queremos apresentar nossos objetivos e ouvir as demandas do
setor, esta é a base para montar um plano efetivo de promoção no
exterior, que terá o apoio do Ministério do Turismo”, afirma Vilaron.
De acordo com ele, o retorno recebido dos profissionais foi positivo e a
disponibilidade em formar parcerias foi unânime. “Precisamos promover a
culinária de uma maneira real, com todos seus aspectos positivos, sem
estereótipos. Não podemos agir de maneira reducionista, mostrando
somente caipirinha e feijoada. Por isso esse contato é tão importante”,
complementa.
Apesar de ainda estar na fase de
aproximação com o setor, a ofensiva de promoção da gastronomia
brasileira foi iniciada em janeiro, quando a Embratur promoveu um evento
para divulgar a culinária brasileira na Espanha. Na ocasião acontecia
em Madri a Fitur (Feira Internacional de Turismo), um dos maiores
eventos de turismo da Europa, e a chef Mara Alcamin foi responsável pelo
coquetel oferecido a formadores de opinião e profissionais de turismo.
A Alemanha também já foi palco para a
cozinha brasileira. Lá foi realizado, no início de março, o Taste of
Brazil, evento que levou a chef Morena Leite para dar uma aula de
gastronomia a jornalistas de Berlim. De acordo com Vilaron, a intenção é
levar a gastronomia brasileira a outros eventos internacionais que
tenham a participação da Embratur.
Motivação
Inspirada no exemplo de outros países que
se tornaram grandes cases de sucesso gastronômico, como o Peru e a
Espanha, a Embratur quer reforçar a imagem do país como um destino de
sabores únicos. “Temos uma grande diversidade de temperos e pratos ricos
em sabores e cultura. Isso com certeza pode ser transformado em um
atrativo turístico”, completa Vilaron.
Outro incentivo para a Embratur é a
percepção que os turistas estrangeiros têm da gastronomia brasileira, já
que 95,5% avaliaram positivamente a nossa cozinha. O dado faz parte da
Demanda Turística Internacional de 2010, produzida pela FIPE a pedido do
Ministério do Turismo. A pesquisa tem outros resultados significativos,
como a perda de espaço da cultura, frente a opções de sol e praia e
turismo de aventura, na motivação de viagem dos estrangeiros. “Nossa
ideia é reforçar o potencial dos destinos de turismo cultural por meio
da promoção da gastronomia brasileira”, destaca André.
fonte:
http://aquarela2020.wordpress.com/2012/04/19/gastronomia-brasileira-no-mercado-internacional/
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