Ouvir o texto...

quinta-feira, 10 de maio de 2012

Jader pede recursos para obra no Museu Goeldi

O Museu Paraense Emílio Goeldi, referência mundial em Amazônia, precisa concluir a construção do Centro de Exposições Eduardo Galvão, obra já iniciada e que precisa de recursos para chegar à sua fase final. No Centro ficarão as exposições permanentes do acervo do Museu, além da Coordenação de Museologia da instituição. O diretor do Museu, Nilson Gabas Júnior, esteve quarta-feira (09), em Brasília, em reunião com o senador Jader Barbalho (PMDB/PA) para solicitar apoio para dar continuidade à obra paralisada desde 2008.

Para dar agilidade ao processo o senador encaminhou ainda ontem ofício para o ministro de Ciência, Tecnologia e Inovação, Marco Antônio Raupp, solicitando apoio de recursos, um montante de R$ 3 milhões, conforme documento apresentado ao senador pelo diretor do Museu Goeldi. Juntamente com o documento encaminhado ao ministro, o senador anexou o Ofício MPEG/DIR nº 126/2012, assinado por Nilson Júnior, relatando a exposição de motivos que justificam a urgência na retomada da obra, além de documentos e projetos também encaminhados pelo diretor.

Em seu ofício ao ministro, Jader Barbalho destaca que o Museu Goeldi é uma instituição das mais respeitadas, inclusive com inserção e respeitabilidade junto a comunidade científica internacional, contribuindo para a conservação de recursos naturais e a preservação da diversidade sociocultural da Amazônia. Além disso, acrescenta o senador, cabe ainda ao Museu incrementar, modernizar e documentar os acervos institucionais, inclusive programas de Coleções Biológicas, mantendo núcleos de inovação e transferência tecnológica, gerenciando consultorias por meio de interações com setores públicos e privados.

“Acrescente-se, ainda, que no campo da Ciência , Tecnologia e Inovação a inclusão do desenvolvimento social tem proporcionado a socialização de conhecimentos científicos relacionados à Amazônia, contribuindo para a preservação do patrimônio cultural e melhoria de vida de diversos grupos sociais que vivem na região, além de viabilizar programas de formação de professores e de estudantes dos ensinos médio e fundamental, visando socializar o conhecimento científico”, continua o senador.

ORGULHO

Jader Barbalho lembra que o Museu Goeldi é um dos espaços de maior orgulho para a sociedade paraense pelo acervo que possui, pela oportunidade de oferta de conhecimento, sendo considerado o segundo maior museu de história natural do Brasil, com 4,5 milhões de itens registrados, e um dos poucos a ter coleções tombadas como Patrimônio Histórico Nacional pela dimensão e pelo valor científico, histórico e cultural.

REFORMAS

A atual gestão do Museu vem implementando um amplo projeto de reformas e readequações dos espaços no seu Parque Zoobotânico, que tem contado com apoio de diversas instituições e com recursos do Governo Federal. Muito mais que um “espaço verde” no meio de uma grande cidade, o Parque Zoobotânico do Museu Paraense Emílio Goeldi é referência da tradição local, onde gerações interagem com a natureza.

Para o senador, apesar do esforço e sucesso da realização de tão importantes obras, ocorre a necessidade de recursos para finalizar a obra do Centro de Exposições Eduardo Galvão. “Sei que Vossa Excelência é sabedor da importância do MPEG não somente para o Pará, a Amazônia e o Brasil, com um público visitante de aproximadamente 250 mil pessoas, o que estimula o nosso interesse em participar do apoiamento do pleito, com a certeza de que Vossa Excelência haverá de priorizar o atendimento do projeto face sua importância para a sociedade brasileira”, conclui o senador. (Diário do Pará)

fonte:
http://www.diariodopara.com.br/N-155505-JADER+PEDE+RECURSOS+PARA+OBRA+NO+MUSEU+GOELDI.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário