Ouvir o texto...

quarta-feira, 30 de maio de 2012

Pousada do Quilombo (SP) mantém relíquias da Revolução de 1932

A Pousada do Quilombo, localizada em São Bento do Sapucaí, no interior de São Paulo, mantém desde 2003 um pequeno museu que se tornou referência na cidade. O local onde a pousada está instalada foi palco de importantes fatos históricos, entre eles a Revolução Constitucionalista de 1932, que completa 80 anos no próximo 9 de julho.


A estrutura do museu foi construída
para relembrar a época de 1932
(foto: divulgação)

 
Segundo Carlos Alves, gerente da pousada, os objetos foram encontrados durante a construção do empreendimento. Entre a lista figuram coisas como medalhas, diplomas, partes de fuzis, capacetes, dentre outros armamentos e artefatos de guerra. Depois eles foram reunidos em um pequeno museu, feito propositalmente de pau-a-pique para combinar com a arquitetura local.
 
Hoje o museu reúne pouco mais de 20 peças que são catalogadas e conservadas junto aos jornais da época, que ajudam a contar a história da região.
 
Em toda a extensão da propriedade, de 170 mil m², ainda hoje, é possível encontrar as trincheiras abertas pelos militares constitucionalistas para impedir o avanço das tropas federais. Bastante preservadas, elas deram nome ao restaurante da pousada: o Trincheira.
 
O nome da Pousada também é uma homenagem ao vizinho bairro do Quilombo, pequena comunidade rural formada por ex-escravos que ganharam as terras em 1888, na abolição da escravatura. A comunidade, de origem quilombola, preserva a arte, o artesanato e as histórias contadas pelos moradores mais antigos, o folclore e a tradição que vêm desde o tempo da escravidão.
 
Reconhecido pelo Instituto Brasileiro de Museus, do Ministério da Cultura, o museu é aberto ao público e recebe constantes visitas de escolas e turistas.
(Thais Queiroz)

Serviço

Nenhum comentário:

Postar um comentário