Ouvir o texto...

sábado, 28 de julho de 2012

Museu das Comunicações da URI é incluído no Cadastro Nacional de Museus


A semana começou com uma ótima notícia para a URI Santiago: O Museu das Comunicações foi incluído no Cadastro Nacional de Museus, o que ampliará e fortalecerá as ações direcionadas ao campo museológico brasileiro, acredita Karla Inês Uzêda, a Chefe do Núcleo do Cadastro Nacional de Museus, do Instituto Brasileiro de Museus- IBRAM. O comunicado foi feito na última sexta-feira, 20 de julho, à Pro-Reitora de Ensino da URI, Professora Rosane Vontobel Rodrigues, a idealizadora e também Coordenadora deste projeto. Segundo Rosane, isso nos incluirá em todas as publicações sobre museus do Ministério da Cultura.

O Museu das Comunicações da URI, inaugurado em 2009, é um espaço criado para servir de ligação entre o mundo da comunicação e a sociedade. No espaço, é possível visualizar rádios, máquinas fotográficas, jornais, revistas, livros e o acervo literário de escritores santiaguenses. Entre seus objetivos estão:

- Despertar a consciência coletiva de que museu é um serviço público a serviço do público, para transformar os saberes das comunidades; 
- Recuperar a memória da comunicação na região; 
- Resgatar a história do rádio, das rádios de Santiago, seus comunicadores e divulgá-la através de exposições;  
- Divulgar para as comunidades o patrimônio material e imaterial preservados pelo Museu das Comunicações.


Segundo o Instituto Brasileiro de Museus, “os museus são casas que guardam e apresentam sonhos, sentimentos, pensamentos e intuições que ganham corpo através de imagens, cores, sons e formas. Os museus são pontes, portas e janelas que ligam e desligam mundos, tempos, culturas e pessoas diferentes. Os museus são conceitos e práticas em metamorfose”. Venha conhecer o Museu das Comunicações da URI Santiago, agora, incluído no Cadastro Nacional de Museus.

fonte:

Nenhum comentário:

Postar um comentário