Ouvir o texto...

quarta-feira, 25 de julho de 2012



O projeto do artista norte-americano Les Joynes coleta objetos que traduzem a identidade de comunidades por onde passa e os reprocessa. Os novos elementos ganham espaço em museus e chega ao MuBE em agosto.


Form Laboratory ganha 

primeira versão no Brasil






Criado em 2007 pelo artista plástico e escultor californiano Les Joynes, o projeto Form Laboratory será apresentado pela primeira vez no Brasil, no Museu Brasileiro da Escultura do dia 2 a 27 de agosto.
Form Laboratory (divulgação)
Form Laboratory (divulgação)
A exposição é montada a partir de uma seleção de objetos buscados pelo artista em diversas cidades para identificar a realidade do lugar e criar, segundo ele, “um museu dentro do museu”, a partir do que seria um sítio arqueológico da própria cidade em que passa.
As cidades anfitriãs do projeto foram Nova York, Berlim, Cingapura, Tóquio e Limousin, na França. Para Les Joynes, a capital paulista possui um rico celeiro para a mostra por ser a cidade socialmente mais diversa do Brasil com etnias diversas como japoneses, imigrantes europes, afro brasileiros, chineses, entre outros, além de contabilizar em seu cotidiano o culto de sete religiões e as relações humanas faladas em doze línguas, encapsulando uma forte hibridização.
Com essa proposta, o Form Laboratory também busca redefinir os conceitos tradicionais dos museus tornando um evento contínuo baseado em processos onde os visitantes observam desde o artista montando a coleção dos artefatos até seu posicionamento na exposição. São itens coletados, categorizados, combinados e transformados em artefatos e incorporados a uma instalação, que pretende identificar a comunidade e a cidade onde ela habita.
A agenda do Form Laboratory inclui um sistema integrado de educação do programa, com palestras e workshops para os membros da comunidade e visitantes da mostra. O objetivo do Form Laboratory é tornar-se uma estrutura contínua nômade em outros países da Ásia, União Européia e América do Sul.

Sobre Les Joynes

Nascido em Santa Barbara, Califórnia, Les Joynes viveu na Europa e na Ásia e desde 2001 vive em Nova York. Pintor e escultor, já teve mostras em galerias de vários países, assim como centros culturais e museus. Tem especialização em Arte pela Universidade de Londres, Escultura pela Musashino Art University, em Tóquio, mestrado na Universidade de Boston, doutorado em Belas Artes, na Universidade de Leeds, na Inglaterra, onde pesquisou instalações interativas com espaços públicos. Ele é Visiting Scholar no Departamento de Filosofia da Universidade de Columbia, onde ele está pesquisando a arte contemporânea e da filosofia. Em Nova York, seu trabalho é representado por Thomas Jaeckel Gallery em Nova York.

Form Laboratory – Les Joynes no MuBE

Vernissage, 1 de agosto, 19h. Abertura ao público, 2 a 27 de agosto.
Entrada gratuita.
Endereço: Av. Europa, 218. São Paulo
Informações: 11 2594-2601, mube@mube.art.br
Horário de funcionamento: Terça a domingo, das 10h às 19h

Nenhum comentário:

Postar um comentário