Ouvir o texto...

domingo, 29 de julho de 2012

Pesquisa do Ibram/MinC reúne dados sobre Cadeia Produtiva dos Museus




Trabalho inédito


Museu Casa Histórica de Alcântara - Alcântara (MA)
Brasília – O Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), vinculado ao Ministério da Cultura (MinC), deu início nesta segunda-feira (23) à pesquisa inédita sobre a cadeia produtiva dos museus.
Até 10 de agosto as instituições museais poderão preencher o questionário, disponibilizado na página do Ibram.
A pesquisa objetiva identificar quais elos econômicos são mobilizados no contexto das atividades da área de museus e o peso dessa participação nos segmentos produtivos identificados.
Segundo o Ibram, o conceito de cadeia produtiva representa um esforço em compreender quem são os agentes econômicos e de que forma eles participam da economia gerada pela atividade de determinado setor, seja contratando serviços ou comprando e transformando insumos, realizando eventos ou mesmo executando atividades rotineiras.
O questionário
As perguntas da pesquisa somam 133 e abordam os seguintes assuntos: dados institucionais, dados organizacionais (gestão de coleções, serviços de biblioteca e arquivos, serviços de comunicação e imagem, serviços educativos, gestão administrativa, serviço comercial e segurança) e fonte de recursos. Há também uma análise de fatores positivos e negativos internos (forças e fraquezas) e externos (oportunidades e ameaças).
As respostas fornecidas serão confidenciais e terão seu conteúdo preservado. O Ibram pontua que o conteúdo da pesquisa não será utilizado para fins de fiscalização ou de controle, nem de divulgação.
A análise e o tratamento dos dados e informações serão realizados de maneira agregada, sem permitir particularizar ou identificar a instituição participante.
(Texto: Lara Aliano, Ascom/MinC)
(Foto: Divulgação/Ibram)

Nenhum comentário:

Postar um comentário