Ouvir o texto...

sexta-feira, 6 de julho de 2012

Saiba mais sobre o Espaço-Museu Tecnologia e Informação, da Iplanrio


Desde 2007, exposição tem objetivo de preservar o passado da informática
O Espaço-Museu Tecnologia e Informação da Empresa Municipal de Informática do Rio de Janeiro (Iplanrio) foi criado em dezembro de 2007, com objetivo de divulgar e preservar a história da informática e da tecnologia. O acervo do espaço-museu, que foi doado por servidores do município e empresas parceiras, conta atualmente com 150 peças.
Erica Vital, servidora da Iplanrio (Foto: Divulgação)Erica Vital, servidora da Iplanrio (Foto: Divulgação)
Erica Vital, assessora de comunicação da Iplanrio e responsável pelo projeto, conta o histórico do espaço: “Somos uma empresa de tecnologia da informação. A inovação na informática é muito rápida, mais ainda no nosso ambiente. Começamos a ficar com equipamentos obsoletos em perfeito estado, mas fora de uso, ocupando espaço. Surgiu então a ideia de criar um espaço para preservar a memória da informática. Os servidores da Iplanrio começaram a doar equipamentos de informática antigos, até que inauguramos o Espaço-Museu.”
“Itens como Atari, gravador de rolo, máquinas de escrever, disquetes e zipdrive fazem parte do nosso acervo, que cresceu mais ainda quando empresas parceiras começaram a apoiar a iniciativa da Iplanrio. Temos equipamentos utilizados pelo homem na transmissão e armazenamento de conhecimento, desde a utilização de pedras para contagem à convergência de mídias”, diz Erica.
A assessora afirma que a proposta do Iplan era atender principalmente crianças da rede municipal de ensino. “O foco eram os alunos das últimas séries do Ensino Fundamental. Apenas no ano de 2008, o primeiro ano completo de operação do espaço, recebemos 1.468 alunos de 40 escolas municipais”, conta.
Parte do acervo do Espaço-Museu Tecnologia e Informação, em exposição itinerante (Foto: Divulgação)Parte do acervo do Espaço-Museu Tecnologia e Informação, em exposição itinerante (Foto: Divulgação)
Depois de um ano recebendo alunos e outras pessoas interessadas em conhecer o passado da tecnologia, o espaço-museu teve que se transformar, segundo Erica. Ela afirma: “Com a admissão de novos servidores, começamos a ficar com pouco espaço para a iniciativa, até que tivemos que mudar completamente nossa estrutura e modo de operação. Em 2009, a exposição tornou-se itinerante para levar às escolas, empresas e obras sociais o passado da informática.”
Erica conta qual o tipo de público que tem reação mais interessante no acervo: “A exposição de equipamentos antigos é destaque entre as crianças, que podem conferir a transformação da tecnologia, através de uma linguagem simples e acessível. Sempre descobrimos coisas novas com elas. Elas vivem a mesma experiência que seus pais e avós tiveram antigamente.”
Em média, quatro instituições por semestre recebem a exposição, segundo a assessora. “Continuamos atendendo preferencialmente instuições onde se encontram crianças e jovens. Quando recebemos a solicitação, separamos o material que será levado até o local, de acordo com a faixa etária do público e a infraestrutura do local. A instituição não tem nenhum ônus com a visita, a Iplanrio se responsabiliza pelo transporte.”
Contato para visitas ou doações:
Espaço-Museu da Tecnologia e Informação
Telefone: (21) 3971-1216 / E-mail: acsiplan@iplanrio.rio.rj.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário