Ouvir o texto...

sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Com realização da Fundación MAPFRE e do Museu D‘Orsay, mostra sobre o Impressionismo traz ao Brasil obras-primas de Monet, Van Gogh, Manet e Renoir


Obras-Primas do Museu d’Orsay poderão ser vistas pelo público no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), em São Paulo e no Rio de Janeiro. Ao todo serão 85 obras inéditas que retratarão um dos movimentos mais significativos da história da arte.
 
A partir deste sábado, dia 4, o público brasileiro terá a oportunidade de conhecer uma das maiores mostras sobre o Movimento Impressionista já apresentadas no Brasil. Tendo a Fundación MAPFRE como uma das realizadoras, estará à disposição no CCBB-SP e no CCBB-RJ a exposição “Impressionismo: Paris e a Modernidade”, mostra que terá 85 obras-primas que vão traçar um panorama detalhado da pintura impressionista e pós-impressionista. 
 
Com curadoria de Guy Cogeval e Caroline Mathieu, respectivamente, presidente e curadora chefe do Museu d’Orsay, e de Pablo Jiménez Burillo, diretor geral do Instituto de Cultura da Fundación MAPFRE, a apresentação conta com o patrocínio do Grupo Segurador Banco do Brasil e MAPFRE e também tem o apoio do Ministério da Cultura, por intermédio da Lei Rouanet. 
 
Dividida em sete módulos, as 85 obras contam nos três primeiros a trajetória da “Cidade de Luz”, tendo como característica uma Paris marcada pela construção de grandes boulevards, mercados, jardins públicos, cafés, óperas e bailes – “Paris: a cidade moderna”; “A vida urbana e seus autores”; e “Paris é uma festa”. Nestes módulos figuram as cenas e vistas do rio Sena e da catedral de Notre-Dame, pintadas por Pisarro e Gauguin, as imagens da vida burguesa retra¬tadas por Renoir; o cotidiano mundano das prostitutas, em quadros de Toulouse-Lautrec; e as bailarinas de Degas.
 
As quatro etapas subsequentes têm como pano de fundo a tranquilidade do campo como inspiração e mostram os trabalhos de artistas que escaparam do ritmo acelera¬do de Paris para uma vida calma e reservada. Assim, os módulos “Fugir da cidade”, “Convite à viagem”, “na Bretanha” e “A vida silenciosa” exploram as pinturas de Van Gogh, que decidiu seguir para Arles, com a finalidade de formar uma colônia de ar¬tistas; Claude Monet, que se mudou para Argenteul, no interior da França, e depois para Giverny; Gauguin e Émile Bernard, que foram viver na Bretanha; e de Cezanne, que voltou a Aix-en-Provence para redescobrir a luz. 
 
De acordo com a diretora da Delegação da Fundación MAPFRE no Brasil, Fátima Lima, “é especialmente importante e uma honra ter nossa instituição como uma das realizadoras de uma mostra de tamanha amplitude, dando aos brasileiros a oportunidade de conhecer um movimento que não só mudou as diretrizes da pintura do século XIX, como revolucionou o padrão artístico da época”. 
 
Para Fátima, “arte e cultura têm grande contribuição na qualidade de vida de uma sociedade e essa mostra, certamente, é uma das maiores exposições que já aconteceram no Brasil”.
 
A exposição Impressionismo: Paris e a Modernidade poderá ser vista pelo público de 4 de agosto a 7 de outubro de 2012, no CCBB São Paulo, e de 22 outubro de 2012 a 13 de janeiro de 2013, no CCBB Rio de Janeiro. A organização da mostra está a cargo da Expomus, empresa brasileira selecionada pela direção do Museu d’Orsay e pela diretoria da Fundación MAPFRE.
 
SERVIÇO
Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) São Paulo
04 de agosto a 07 de outubro
Rua Álvares Penteado, 112, Centro, SP.
Agosto: terça a domingo, das 10 h às 22h
Setembro: Terça a domingo, das 10h às 22h
Atendimento a Grupos agendados: 7h às 10h
Informações: (11) 3113-3651/ 3113-3652.
 
Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) Rio de Janeiro
22 de outubro de 2012 a 13 de janeiro de 2013
Rua 1º de Março, 66, Centro, RJ.
Terça a domingo, das 9h às 21h
Informações: (21) 3808-2020

Nenhum comentário:

Postar um comentário