Ouvir o texto...

sábado, 11 de agosto de 2012

Evento em Paulo Afonso tematiza museus, arquelogia e antropologia no sertão


O Centro de Arqueologia e Antropologia de Paulo Afonso (Caapa), vinculado ao Departamento de Educação (DEDC) do Campus VIII da UNEB, em Paulo Afonso, promove nesta quinta-feira (9) o evento Museu das Sociedades Tradicionais.

A iniciativa acontece a partir das 16h30, no auditório do Centro de Difusão de Tecnologia em Aquicultura (CDTA), na unidade.

“O objetivo do evento é discutir sobre as pesquisas feitas na região. Temos um enorme potencial arqueológico e vamos avaliar como isso pode ser mais bem explorado”, afirma a professora da universidade Cleonice Vergne, coordenadora do Caapa.

A ação está disponibilizando 100 vagas, voltadas para estudantes, professores e pesquisadores da área de arqueologia. A entrada é gratuita e não são necessárias inscrições prévias.

A abertura da programação contará com a realização da palestra Diálogos sobre sistemas de museu, ministrada por Giovanna Del Gobbo, docente da Universidade de Firenze, na Itália.

Segundo Cleonice, a palestrante irá falar sobre formas inovadoras de implantação de acervos em museus. “Pretende-se também debater sobre a questão do patrimônio histórico material e imaterial”, pontua.

O evento será encerrado com a mesa-redonda A UNEB e os rostos sociais, arqueológicos e antropológicos do sertão baiano. A mesa contará com a presença de representantes do Núcleo de Estudos em Povos e Comunidades Tradicionais (Nectas) e do Centro de Etnicidades, Movimentos Sociais e Educação (Opará) do Campus VIII.

A coordenadora conclui: “Temos um rico material arqueológico na região, principalmente de antigas comunidades quilombolas e indígenas. Queremos fomentar essas discussões para que futuramente possamos organizar todo esse acervo em um museu, para ficar acessível a toda a população”.
Informações: DEDC/Campus VIII – tel. (75) 3281-6585.

Nenhum comentário:

Postar um comentário