"Sua obra é pequena, perto de 70 pinturas em todo o mundo",
explica Fabio Magalhães, curador da exposição. "Além disso, boa parte
das obras não viaja. Muitas estão em igrejas e não saem de lá. Outras os
museus não emprestam porque estão entre os destaques de seus acervos."
A mostra está dividida em três blocos. No primeiro, estão as obras definitivamente reconhecidas como sendo de Caravaggio. São três: "São Jerônimo que Escreve", "São Francisco em Meditação" e "Retrato do Cardeal". O segundo, o das obras recentemente atribuídas a ele, tem apenas a "Medusa Murtola".
O terceiro bloco, com mais três pinturas, é composto pelo que Magalhães chama de "obras-problema", cuja autoria de Caravaggio permanece em discussão. São as seguintes: "São João Batista que Alimenta o Cordeiro", "São Januário Degolado ou Santo Agapito" e uma versão de "São Francisco em Meditação".
Antes de vir ao Masp, a exposição já havia passado por Belo Horizonte, onde atraiu um público de 86 mil pessoas. Além dos sete Caravaggios, a exposição traz outras 14 pinturas feitas pelos "caravaggescos" - discípulos ou seguidores do italiano. Entre eles, o destaque é a "Madalena Desmaiada" de Artemisia Gentileschi.
"Caravaggio e Seus Seguidores" tem abertura para convidados nesta quarta-feira (1). A partir de quinta (2), está aberta ao público em geral.
Os ingressos custam R$ 15 (nas terças, a entrada é gratuita). O horário é das 11h às 18h (quintas, até às 20h; segundas, fechado). A exposição vai até 30 de setembro.
fonte:
http://ultimosegundo.ig.com.br/cultura/2012-08-01/para-entender-caravaggio.html
"São Jerônimo que Escreve", de Caravaggio.
Das sete pinturas, os destaques são "São Jerônimo que
Escreve" (1606) e "Medusa Murtola" (1597). A primeira é uma das obras
mais significativas do artista e está no acervo da Galeria Borghese, em
Roma - veja no quadro abaixo as características do trabalho de Caravaggio. A segunda, pintada sobre um escudo côncavo, faz parte de uma coleção particular.Segundo Magalhães, a pintura foi atribuída a Caravaggio
somente no final do ano passado. "Com novas técnicas como raios-x e
infravermelhos, as revisões de autorias são cada vez mais comuns",
explica o curador. É a primeira vez que a "Medusa Murtola" é exibida
fora da Itália.
A mostra está dividida em três blocos. No primeiro, estão as obras definitivamente reconhecidas como sendo de Caravaggio. São três: "São Jerônimo que Escreve", "São Francisco em Meditação" e "Retrato do Cardeal". O segundo, o das obras recentemente atribuídas a ele, tem apenas a "Medusa Murtola".
O terceiro bloco, com mais três pinturas, é composto pelo que Magalhães chama de "obras-problema", cuja autoria de Caravaggio permanece em discussão. São as seguintes: "São João Batista que Alimenta o Cordeiro", "São Januário Degolado ou Santo Agapito" e uma versão de "São Francisco em Meditação".
Antes de vir ao Masp, a exposição já havia passado por Belo Horizonte, onde atraiu um público de 86 mil pessoas. Além dos sete Caravaggios, a exposição traz outras 14 pinturas feitas pelos "caravaggescos" - discípulos ou seguidores do italiano. Entre eles, o destaque é a "Madalena Desmaiada" de Artemisia Gentileschi.
"Caravaggio e Seus Seguidores" tem abertura para convidados nesta quarta-feira (1). A partir de quinta (2), está aberta ao público em geral.
Os ingressos custam R$ 15 (nas terças, a entrada é gratuita). O horário é das 11h às 18h (quintas, até às 20h; segundas, fechado). A exposição vai até 30 de setembro.
fonte:
http://ultimosegundo.ig.com.br/cultura/2012-08-01/para-entender-caravaggio.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário