Ouvir o texto...

quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Infográfico: Para entender Caravaggio Veja as principais características da obra do artista italiano; mostra abre ao público nesta quinta no Masp

A partir desta quinta-feira (dia 2), o Masp (Museu de Arte de São Paulo) exibe sete obras de Michelangelo Merisi da Caravaggio (1571-1610), um dos mais importantes pintores da história da arte. O número parece pequeno, mas corresponde a cerca de 10% da produção do artista.

"Sua obra é pequena, perto de 70 pinturas em todo o mundo", explica Fabio Magalhães, curador da exposição. "Além disso, boa parte das obras não viaja. Muitas estão em igrejas e não saem de lá. Outras os museus não emprestam porque estão entre os destaques de seus acervos."




"São Jerônimo que Escreve", de Caravaggio.
Das sete pinturas, os destaques são "São Jerônimo que Escreve" (1606) e "Medusa Murtola" (1597). A primeira é uma das obras mais significativas do artista e está no acervo da Galeria Borghese, em Roma - veja no quadro abaixo as características do trabalho de Caravaggio. A segunda, pintada sobre um escudo côncavo, faz parte de uma coleção particular.Segundo Magalhães, a pintura foi atribuída a Caravaggio somente no final do ano passado. "Com novas técnicas como raios-x e infravermelhos, as revisões de autorias são cada vez mais comuns", explica o curador. É a primeira vez que a "Medusa Murtola" é exibida fora da Itália.

A mostra está dividida em três blocos. No primeiro, estão as obras definitivamente reconhecidas como sendo de Caravaggio. São três: "São Jerônimo que Escreve", "São Francisco em Meditação" e "Retrato do Cardeal". O segundo, o das obras recentemente atribuídas a ele, tem apenas a "Medusa Murtola".

O terceiro bloco, com mais três pinturas, é composto pelo que Magalhães chama de "obras-problema", cuja autoria de Caravaggio permanece em discussão. São as seguintes: "São João Batista que Alimenta o Cordeiro", "São Januário Degolado ou Santo Agapito" e uma versão de "São Francisco em Meditação".

Antes de vir ao Masp, a exposição já havia passado por Belo Horizonte, onde atraiu um público de 86 mil pessoas. Além dos sete Caravaggios, a exposição traz outras 14 pinturas feitas pelos "caravaggescos" - discípulos ou seguidores do italiano. Entre eles, o destaque é a "Madalena Desmaiada" de Artemisia Gentileschi.


"Caravaggio e Seus Seguidores" tem abertura para convidados nesta quarta-feira (1). A partir de quinta (2), está aberta ao público em geral.

 http://i0.ig.com/cultura/info_caravaggio.jpg


Os ingressos custam R$ 15 (nas terças, a entrada é gratuita). O horário é das 11h às 18h (quintas, até às 20h; segundas, fechado). A exposição vai até 30 de setembro.

fonte:
http://ultimosegundo.ig.com.br/cultura/2012-08-01/para-entender-caravaggio.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário