Ouvir o texto...

quinta-feira, 11 de outubro de 2012

Brasília acolhe Seminário sobre Gestão Museológica com participação de especialista português

O seminário, organizado pela Secretaria de Cultura do DF e Museu Nacional, conta com o apoio da Embaixada de Portugal / Instituto Camões e de diversas entidades ligadas à cultura no Brasil e no exterior.




Brasília - O professor português Alexandre Melo, especializado em sociologia da arte e cultura do ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa, é um dos convidados do "Seminário Internacional sobre Gestão Museológica – Questões Teóricas e Práticas", a realizar de 15 e 19 de outubro, no Museu Nacional do Conjunto Cultural da República, em Brasília.
O seminário, organizado pela Secretaria de Cultura do DF e Museu Nacional, conta com o apoio da Embaixada de Portugal / Instituto Camões e de diversas entidades ligadas à cultura no Brasil e no exterior, designadamente do Museu Nacional Centro de Arte Reina Sofia, Escola Superior de Conservação e Restauração de Bens Culturais de Madri,  Patrimônio da Cidade de Madri, da Escola do Louvre, Centro de Pesquisa e de Restauração dos Museus da França, da Escola de Museologia da UniRio, Museu Histórico Nacional do Rio de Janeiro, do Museu da Câmara dos Deputados, e do Laboratório da Ciência da Conservação/UFMG.
De acordo com os organizadores do evento, o Seminário Internacional sobre Gestão Museológica – Questões Teóricas e Práticas "tem por objeto propiciar uma maior conscientização das instituições de patrimônio em geral – que se encontram, principalmente, no Distrito Federal – para a valorização de seus bens musealizados e chamar a atenção destas para a seriedade com que a preservação desses bens deve ser encarada."
O evento, de informação e troca de experiências, contará com a presença de profissionais espanhóis, franceses, portugueses, austríacos e brasileiros, atuantes nas áreas patrimonial, museológica, de conservação e restauração e terá como temário assuntos relacionados ao patrimônio museológico e à sua gestão.
Estarão em debate temas como a legislação brasileira sobre museus, gestão do patrimônio museológico, políticas de constituição de coleções museológicas, adequação de edificações históricas para museus e afins, implantação de laboratórios e emprego de novas tecnologias da conservação, restauração, formação em museologia e em conservação e restauração, e, ainda, relatos de experiências e dois mini cursos.
Do programa do seminário fazem ainda parte, nos dias 16 e 17, um mini curso de fotografia aplicada à conservação e restauração. Posteriormente, nos dias 28 e 29 de novembro, será a vez do mini curso sobre conservação e restauração de arte contemporânea – instalações de arte e novos meios.
Serviço:
A participação do público interessado é gratuita e as inscrições podem ser feitas via internet, no endereço: http:/seimariointernacionaldemuseologia.blogspot.com.br/, onde também constam informações mais detalhadas sobre a programação do seminário e os palestrantes.
Outras informações podem ser obtidas pelos telefones do Museu Nacional do Conjunto Cultural da República, 3325 6135 e 3325 6410, ou pelo e-mail museunacional@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário