Ouvir o texto...

terça-feira, 13 de novembro de 2012

Holanda e Brasil praticando design com lixo

Todos nós produzimos lixo, de embalagens, sucatas a entulho da construção. E estamos acostumados a ver sobras como algo inútil. Mas os resíduos podem ser usados para criar novos produtos, depende do olhar e da criatividade. Para investigar o potencial dos resíduos sólidos na criação de objetos utilitários e criativos, Brasil e Holanda se uniram no projeto “Re-design: brasileiros e holandeses experimentam descartes”.

Entre os objetivos do projeto, o principal é gerar reflexão sobre a transformação da imagem negativa do resíduo em objeto criativo e perceber como cada país exercita o conceito upcycle (reuso), assunto muito mencionado aqui no blog como por exemplo na criação de bolsas e roupas.

O intercâmbio gerou uma mostra e inclui criadores dos dois paises. Do Brasil, Thiago Bender (artista de rua), Rodrigo Bueno (artista visual) e Christian Ullmann (designer); Da Holanda, Klaas Kuiken (designer), Jan Eric Visser (artista visual) e o coletivo Refunc (arquitetos e designers).

A curadoria é de Mara Gama (Brasil) e Joanna van der Zanden (Holanda). Em 2013 haverá uma nova edição a ser realizada no MOTI – Museu da Imagem, com o mesmo grupo de participantes.


Projeto Re-design Brasil e Holanda Projeto Re-design Brasil e Holanda Projeto Re-design Brasil e Holanda Projeto Re-design Brasil e Holanda

fonte: babeldasartes

Nenhum comentário:

Postar um comentário