Ouvir o texto...

quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

Gestão de museus indígenas será tema de encontro nacional na UFPE


Trinta representantes de povos indígenas participarão do I Encontro de Museus Indígenas de Pernambuco, que será realizado nos próximos dias 13, 14 e 15, no auditório do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH) da UFPE, no Campus Recife. O evento será palco da troca de saberes e o relato de experiências relativas à organização e gestão de museus, espaços culturais e etnoeducacionais propícios para a construção de políticas indígenas. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas pelo e-mail museusindigenaspe@gmail.com, até amanhã (12). A programação se encontra no site do encontro.

No evento, que tem o apoio do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) e é coordenado pelos professores Renato Athias, do Programa de Pós-Graduação em Antropologia da UFPE, e Alexandre Gomes, do Departamento de Antropologia e Museologia, serão apresentados e discutidos os diagnósticos museológicos e propostas para a elaboração de políticas públicas para a memória e patrimônio cultural indígenas. Na oportunidade, será realizada a segunda reunião de representantes de museus indígenas no Brasil visando à constituição de uma rede de contatos, um dos encaminhamentos deliberados do primeiro encontro, realizado em novembro, em Petrópolis (RJ).

O encontro foi organizado para apresentar os resultados das atividades do Projeto de Extensão Museus Indígenas em Pernambuco, realizado entre julho e dezembro deste ano. O projeto de extensão da UFPE foi executado pelo Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Etnicidade (Nepe), grupo de pesquisa vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Antropologia, em parceria com o bacharelado em Museologia. As atividades foram financiadas com recursos oriundos do Programa de Extensão do MEC/Sesu e do Edital de Apoio para Ações Extensionistas Étnico-Raciais (Proext/UFPE).

Desde 2003, o Nepe vem desenvolvendo, em parceria com os povos indígenas em Pernambuco, ações referentes à salvaguarda e à pesquisa sobre o patrimônio cultural, a formação de coleções etnográficas e a discussão sobre espaços culturais e museus indígenas. A partir do início de 2012, com a formação de uma equipe de pesquisadores reunindo estudantes do curso de Museologia/UFPE e representantes dos povos indígenas, foram elaborados diagnósticos dos processos museológicos em 10 áreas indígenas em Pernambuco.

Mais informações
Nepe/UFPE
(81) 2126.8286

fonte:
http://www.ufpe.br/agencia/index.php?option=com_content&view=article&id=45290:gestao-de-museus-indigenas-sera-tema-de-encontro-nacional-na-ufpe-&catid=242&Itemid=72

Nenhum comentário:

Postar um comentário