Ouvir o texto...

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Obra de Tarsila do Amaral chega ao futuro Museu de Arte do Rio

Museu será inaugurado em 1º de março na Zona Portuária do Rio. MAR vai incentivar a participação das comunidades, diz curador.

2 comentários
Operários trabalham para aprontar o Museu para a inauguração (Foto: Cristina Indio do Brasil/ G1)Operários trabalham para aprontar o Museu para a inauguração (Foto: Cristina Indio do Brasil/ G1)
O Museu de Arte do Rio (MAR) será inaugurado em 1º de março, na Praça Mauá, Zona Portuária do Rio. Nesta terça-feira (19), o movimento era grande e por todo lado havia  profissionais trabalhando para aprontar tudo a tempo. Entre engenheiros, arquitetos, especialistas em obras de arte e operários as áreas vão se transformando para receber o público, a partir do dia 5 de março.
Caixa de madeira para transporte de obra de arte (Foto: Cristina Indio do Brasil/ G1)Caixa de madeira para transporte de obra de arte
(Foto: Cristina Indio do Brasil/ G1)
Nos espaços que vão abrigar as exposições temporárias, o trabalho é colocar as obras nos locais em que elas serão expostas. E tudo exige muito cuidado. Para manter a conservação, as obras são transportadas em caixas de madeira. Os trabalhadores precisam usar luvas para retirá-las.
Em uma das salas, a cenografia está a cargo da diretora de cinema Daniela Thomas. Lá estarão expostas obras pertencentes ao colecionador Jean Boghici, entre elas, o quadro “Sol Poente” da artista plástica Tarsila do Amaral. Nesta terça foi aberta a caixa que transportou a obra até o museu, uma parceria da Prefeitura do Rio com a Fundação Roberto Marinho.
Quadro Sol Poente de Tarsila do Amaral (Foto: Cristina Indio do Brasil/ G1)Quadro Sol Poente de Tarsila do Amaral (Foto: Cristina Indio do Brasil/ G1)
Em um dos dois prédios do museu será instalada a Escola do Olhar, e no outro as salas das exposições. “É o primeiro museu público que tem a relação de uma área de exposição e outra educativa”, disse o diretor executivo do MAR, Luiz Fernando Almeida . 
Paulo Herkenhoff curador do Museu de Arte do Rio (Foto: Cristina Indio do Brasil/ G1)Paulo Herkenhoff curador do Museu de Arte do Rio
(Foto: Cristina Indio do Brasil/ G1)
O curador do museu, Paulo Herkenhoff, disse que o MAR também está formando acervo próprio e, para isso, já recebeu várias doações. “Nós nascemos com uma coleção de acervo muito variada. Toda doação ao MAR é uma doação à Educação”, comentou Herkenhoff. Entre as obras do Museu está uma peça de Aleijadinho-“São José de Botas”.
O curador disse que o museu vai buscar a integração com a sociedade em vários aspectos, um deles é na Escola do Olhar, onde a ideia é dar informações para que professores e alunos possam se desenvolver. "[A meta é] Preparar uma sociedade para as questões das artes. Como se forma um cidadão crítico visualmente e que se expresse visualmente", disse.
A previsão do curador é que por ano cerca de 200 mil alunos das escolas da rede municipal de ensino visitem o museu.

fonte:
http://g1.globo.com/rio-de-janeiro/noticia/2013/02/obra-de-tarsila-do-amaral-chega-ao-futuro-museu-de-arte-do-rio.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário