Ouvir o texto...

sábado, 23 de fevereiro de 2013

Turistas encontram museus fechados




Dois navios cruzeiros desembarcaram ontem, em Belém. A bordo do MS Azarama Quest, 560 turistas vindos, sobretudo dos Estados Unidos, chegaram a Icoaraci. Da Alemanha, com aproximadamente 1.200 pessoas a bordo, o MS AIDA Vita ancorou na Baía do Guajará e os passageiros chegaram à Estação das Docas, onde foram recepcionados com patchouli e Carimbó.

Era a primeira vez que a aposentada Morgin Zdon pisava em Belém. A pele já estava avermelhada, castigada pelo sol amazônico paraense em pleno período de chuvas. O que a trouxe para conhecer a capital paraense? A cidade estava no roteiro dentre os portos que o Cruzeiro vai percorrer. A impressão da turista, logo nos primeiros instantes que chegou à cidade foi simples. “Tudo o que ouvi falar, basta olhar, é verdade”, afirmou a mulher que reside em Seattle e que não informou o que lhe falaram de Belém.

Já a americana Clakys Sason explicou que estava de férias com o marido visitando algumas cidades brasileiras. Em Belém, o que mais atraiu a sua atenção no roteiro foi a botânica e o “market”. “Queremos conhecer o famoso mercado”, afirmou, referindo-se ao Ver- o- Peso. Apressada para iniciar a excursão, agradeceu em português. “Obrigada”.

O planejamento era conhecer o Museu de Arte Sacra, o Forte do Castelo e o Polo Joalheiro. Porém, o roteiro foi prejudicado. “Os espaços estão fechados devido ao ponto facultativo da morte de Almir Gabriel”, afirmou João Ribeiro, agente de viagem da Amazon Service. “O pacote que eles compraram, não vão poder conhecer. Tá tudo fechado”, completou.

Como alternativa, um novo roteiro foi projetado, que incluía visita ao Ver-o-Peso, Museu Paraense Emílio Goeldi e Forte do Castelo, porém, sem ter acesso ao Museu do Forte.

Há trinta anos a agente de viagens Silvana Garcia Monte Alegre não vinha a Belém. Ela mora atualmente nos Estados Unidos e aproveitou o cruzeiro para voltar às raízes. “Vim justamente para ver minha terra natal, que está diferente de quando deixei. Também vou fortalecer um pouco mais o conhecimento que tenho daqui”, afirmou.

Os americanos vão passar por quatro países. Belém foi a quarta cidade a ser visitada. Dentre as paradas brasileiras ainda estão Rio de Janeiro, Salvador e Recife. O cruzeiro iniciou no último dia 12 e segue até 2 de março, com última parada em Miami. Os turistas deixaram a capital no final da tarde de ontem (20).

Os alemães, pouco comunicativos, não quiseram saber de bater papo. Os olhos voltavam-se para os dançarinos que faziam apresentação de Carimbó. O entusiasmo durou pouco. Logo estavam em busca do ar condicionado dos ônibus ou da própria Estação. “É a minha primeira vez no Brasil e acabamos de parar em Belém. Vamos passar por sete portos”, informou a turista alemã que segue hoje para Santarém. . A temporada de cruzeiros iniciou em outubro de 2012 e segue até 9 de maio. 

Neste intervalo, Belém e Santarém receberam 68 navios, com mais de 46 mil turistas alemães, norte americanos e ingleses. O DIÁRIO tentou entrar em contato com a ParaTur para mais informações, mas também não conseguiu contato. É uma pena que aos turistas não tenha sido considerada a longa viagem para que eles pudessem levar daqui outra impressão, incluindo a visita aos museus, não somente porque pagaram, mas por gentileza. Poderia ter sido montada uma escala com compensação para que eles pudessem conhecer um pouco mais da cultura e da história paraenses.
(Diário do Pará)

Nenhum comentário:

Postar um comentário