Ouvir o texto...

quarta-feira, 13 de março de 2013

Escrita chinesa pode ser 3 mil anos mais velha


Arqueólogos chineses afirmam que encontraram mais de 2 mil símbolos pictóricos datados entre 7 e 8 mil anos atrás, o que pode significar que a escrita chinesa é milhares de anos mais velha do que se acreditava.

Segundo a agência de notícias estatal Xinhua, os símbolos foram entalhados em rochas encontradas em Damaidi, na região de Ningxia Hui, no noroeste da China.

Os cientistas alegam que os entalhes podem provar que os símbolos da escrita chinesa são mais antigos, datados de 3 mil anos antes de outros textos considerados a origem dos modernos caracteres chineses.

Especialistas acreditavam que os registros mais antigos eram inscrições em ossos e cascos de tartarugas conhecidos como Ossos do Oráculo, além de inscrições em cerâmica, de 4,5 mil anos atrás.

Todos foram encontrados na província de Henan, um dos locais de nascimento da civilização chinesa. 

Hieróglifo

"Encontramos alguns símbolos em forma de figuras e caracteres", disse Li Xiangshi, um especialista em entalhes da Universidade de Nacionalidades do Norte, que fica na capital da região de Ningxia.

"Os pictográficos são semelhantes aos antigos hieróglifos de caracteres chineses e muitos podem ser identificados como caracteres antigos", acrescentou.

Os entalhes de Damaidi, descobertos no final da década de 1980, cobrem 15 quilômetros quadrados com 3.172 entalhes em rochas que mostram 8.453 figuras individuais como o Sol, a Lua, estrelas, deuses e cenas de caça.

"Com uma pesquisa difícil, descobrimos que alguns símbolos são vistos freqüentemente em centenas de figuras nos entalhes", disse Liu Jingyun, um especialista que estuda os caracteres dos Ossos do Oráculo.

"O tamanho, forma e significados dos símbolos em entalhes diferentes é o mesmo", afirmou.

O especialista diz acreditar que o significado de todos os símbolos pode ser decifrado tomando como base certas classificações de gênero.


Escrita chinesa pode ser 3 mil anos mais velha
--->





--->










fonte: BBC

Nenhum comentário:

Postar um comentário