Ouvir o texto...

domingo, 10 de março de 2013

Projeto Museu Itinerante aproxima a Geografia da população




Estudantes da UFS destacaram a importância do projeto tanto para os alunos quanto para a população
O projeto  Museu Itinerante “Ciências Sobre Rodas: Busão da Ciência do Agreste ao Sertão” fez mais uma parada na última quarta-feira, 06, no município de Itabaiana. O ‘Busão da Ciência’ contou com atividades na área da Geografia e teve a coordenação da professora Ana Rocha do departamento de Geografia da Universidade Federal de Sergipe (UFS).
O Busão da Ciência tem como objetivo realizar a divulgação e popularização da ciência explorando outros espaços de aprendizagem além da sala de aula. “O Projeto é incrível porque traz o conhecimento da universidade para a população. Além de despertar para a consciência ambiental”, avaliou a aluna do 3º ano do curso Geografia, Maria Morgana.
O fabricante de sapatos, Airton de Jesus, foi um dos moradores de Itabaiana que passou pelo stand do Busão. “Aprendi muitas coisas. Acredito que essa iniciativa tenha que ter sempre. Foi a primeira vez que participei, mas sempre que tiver eu virei”, disse ele entusiasmado. Já o estudante Thyago Andrade, també do curso de Geografia da UFS, destacou a troca de conhecimentos com a população. “Apesar de não ter o conhecimento científico, eles têm um conhecimento popular que se aproxima muito do que estamos discutindo aqui”, afirmou Thyago.
As intervenções do ‘Busão’ devem continuar na Praça João Pessoa durante esse mês. Os próximos temas a serem abordados pelo Museu Itinerante são relacionados à Física e à Biologia.
O projeto
Também chamado de “Busão da Ciência”, o Museu Itinerante é um projeto da UFS, do Campus Prof. Alberto Carvalho, em Itabaiana, vencedor do Edital do Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientifico e Tecnológico (CNPq). Trata-se de uma parceria com a Fundação de Apoio à Pesquisa e à Inovação Tecnológica (Fapitec), órgão vinculado à Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico, da Ciência e Tecnologia (Sedetec). O projeto teve início em dezembro de 2012. Nesta edição foram abordadas questões sobre formação do solo, vulcanismo e tectonismo, relação de preços na feira de Itabaiana, e localização e orientação do espaço.

fonte:
http://aquiacontece.com.br/noticia/2013/03/09/projeto-museu-itinerante-aproxima-a-geografia-da-populacao

Nenhum comentário:

Postar um comentário