Ouvir o texto...

segunda-feira, 13 de maio de 2013

Exposição inédita de pintura chinesa em Londres


O museu Vitória e Alberto, em Londres, vai receber, no final de outubro, uma exposição inédita de 70 das melhores pinturas da China, anunciou hoje a agência noticiosa oficial chinesa Xinhua.

As obras primas da pintura chinesa dos séculos VIII ao XIX estarão patentes ao público entre 26 de outubro e 19 de junho de 2014.
"É a primeira vez que estes trabalhos podem ser admirados na Europa" em conjunto, sublinhou o responsável das relações públicas do museu, Damien Whitmore, citado pela Xinhua.
As obras pertencem a diferentes museus chineses, mas algumas estão habitualmente patentes em exposições no Japão, Estados Unidos, Suécia, França ou Alemanha. O curador Zhang Hongxiang demorou dois anos a reunir este conjunto.
O museu, fundado em 1852, é um dos mais importantes nas artes decorativos e design, dispondo de uma coleção permanente de mais de 4,5 milhões de objetos.
Esta exposição é um importante passo na colaboração entre museus da China e do Reino Unido, países que mantêm um diferendo há décadas porque muitas peças históricas chinesas, em exibição no Museu Britânico de Londres, são reclamadas pelas autoridades chinesas. Pequim assegura que as obras saíram ilegalmente do país nos séculos XIX e XX.
A China garante que as obras de arte chinesas de muitos prestigiados museus do mundo têm origem ilegal, embora estas acusações sejam dirigidas, com frequência, ao Reino Unido, cujas coleções são maiores e também porque outros países, como a Grécia, apresentam exigências semelhantes a Londres.

fonte:

Nenhum comentário:

Postar um comentário