Ouvir o texto...

sexta-feira, 24 de maio de 2013

Museu Botânico tem mais de mil novas espécies



Uma expedição recente realizada por técnicos do Museu Botânico Municipal a localidades nos Estados de Goiás, Bahia, Minas Gerais e Paraná resultou em mais de mil espécies descobertas. No total, o acervo ganhou mais de 10 mil exemplares de plantas com frutas e flores. “Muitas delas ainda nem estão catalogadas para a Ciência”, explica o curador do herbário do Museu, Osmar dos Santos Ribas.

Ele informa que o objetivo principal das expedições, que se repetem em média cinco vezes ao ano, é detectar novas espécies e trazê-las ao Museu Botânico de Curitiba. A instituição tem o quarto maior acervo do Brasil e é referência para pesquisadores de todo o país.

“Estamos dando continuidade ao trabalho iniciado pelo professor Gerdt”, comenta Ribas. Ele refere-se a Gerdt Guenther Hatschbach, fundador do Museu, falecido em abril deste ano. Doutor Honoris Causa em Botânica, Hatschbach coletou ao longo da sua vida mais de 80 mil plantas.

Expedição

A equipe formada por técnicos do Museu Botânico Municipal, considerados discípulos do professor Gerdt, retornou a Curitiba no início de maio. Na bagagem, trouxeram entre muitas outras espécies, dois tipos de flores de maracujás e um de mimosa ainda não catalogados e hibisco do Cerrado.

O critério para definir o roteiro das expedições é mapear locais pouco estudados e com a flora ainda pouco conhecida da maioria dos pesquisadores, segundo explica Ribas. “Com isso, o Museu Botânico ganha mais representatividade e se firma cada vez mais como referência para pesquisadores de todo o Brasil e do mundo”, afirma o curador. Nesta viagem, eles visitaram várias localidades nos estados de Goiás, Bahia, Minas Gerais e Paraná.

Museu Botânico

Fonte de pesquisa e divulgação da flora brasileira, o Museu Botânico Municipal conta com um Centro de Informação Botânica e um herbário, o quarto maior acervo do país, com aproximadamente 400 mil exsicatas (plantas secas identificadas e preservadas).

Os pesquisadores do Museu Botânico Municipal ministram cursos e palestras para grupos específicos sobre assuntos relacionados à Botânica, Ecologia e meio ambiente, conforme calendário próprio e mediante solicitação. A cada ano, cerca de 300 mil pessoas visitam o museu.

Com o objetivo de sensibilizar em relação ao meio ambiente, a equipe de Educação Ambiental oferece diversas atividades destinadas a todos os públicos. O Salão de Exposição divulga trabalhos artísticos ou científicos.

Dormideira do Cerrado (foto: Divulgação/MBM)
 
 
 
fonte:
http://www.bemparana.com.br/noticia/258701/museu-botanico-tem-mais-de-mil-novas-especies

Nenhum comentário:

Postar um comentário