Ouvir o texto...

domingo, 21 de julho de 2013

Descaso com o Museu


O anúncio da possível transferência do acervo do Museu de Geologia e Paleontologia de Vila Velha, para São Paulo, traz à luz do debate a falta de comprometimento do governo

O anúncio da possível transferência do acervo do Museu de Geologia e Paleontologia de Vila Velha, para São Paulo, traz à luz do debate a falta de comprometimento do governo estadual para a efetiva instalação deste espaço. Expõe, ainda, o quanto é perversa a morosidade dentro da administração pública, que exercita, sim, o jogo do empurra-empurra. Ponta Grossa está, novamente, deixando escapar, pelos dedos, uma proposta inédita.

São vários os objetivos deste museu. Um deles era o de ampliar as atividades educativas aos visitantes com vistas à conscientização ambiental, enfatizando os valores naturais da unidade de conservação. Ressalta-se, também, a proposta de buscar a satisfação do visitante, em especial daqueles que procuram ampliar seus conhecimentos acerca dos atributos naturais da região. Outro aspecto importante, é o de agregar valor turístico ao parque, oportunizando ao turista conhecer, ainda mais, a natureza da região dos Campos Gerais.

Em março deste ano o deputado estadual Péricles de Mello (PT) pediu o apoio da ministra Marta Suplicy, para que o Ministério da Cultura (Minc) acate solicitação feita pela Fundação João José Bigarella (Funabi), responsável pelo museu, para a prorrogação do prazo de captação de recursos de mais de R$ 3 milhões, já aprovados pela Lei Rouanet.

A Funabi pediu ao Minc que o prazo de execução do incentivo fiscal fosse adiado para dezembro de 2013. É que foram investidos recursos da Lei Rouanet e o prazo para concluir o projeto do museu se encerrou no final do ano passado. No entanto, têm-se como fatores preponderantes o entrave burocrático e total desinteresse do governo com o museu.Resta saber quem vai abraçar esta causa.

fonte:
http://www.jmnews.com.br/noticias/espaco%20publico/42,36247,21,07,descaso-com-o-museu.shtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário