Ouvir o texto...

sábado, 20 de julho de 2013

Programa de apoio aos museus do Paraná completa um ano

O Programa Museus Paraná, realizado pelo Governo do Estado, completa um ano com diversas atividades em dezenas de municípios paranaenses. Desde julho do ano passado até agora, foram realizadas 34 exposições itinerantes em 26 cidades, atraindo um público total de aproximadamente 18 mil pessoas. Este número tende a crescer, visto que diversas mostras estão em andamento e outras serão abertas ainda este ano.


Entre as exposições realizadas estão “A Guerra do Contestado”, “Gravuras do Acervo MAC”, “Dorothea Wiedemann”, “Jesus Santoro, a revelação de um mestre”, “Gravuras do Acervo MON”, “Desejo de Salão: Salão Paranaense, uma retrospectiva” e “Andersen, Luz e Cor”. As exposições itinerantes passaram pelos municípios de Rio Negro, União da Vitória, Paranaguá, Maringá, Foz do Iguaçu, Cascavel, Pato Branco, Londrina, Irati, Prudentópolis, Mallet, Inácio Martins, Curitiba, Guarapuava, Laranjeiras do Sul, Lapa, Campo Largo, Campo Mourão, Guaíra, Morretes, Porecatu, Francisco Beltrão, Araucária e São Mateus do Sul.

Além das exposições, o programa Museus Paraná realiza ainda capacitação museológica por meio de seminários, cursos, palestras e oficinas aos museus municipais. Desta forma, técnicos da Secretaria de Estado da Cultura visitam os municípios e realizam treinamento e ações nas áreas de gestão de documentos, conservação preventiva de obras, museografia, plano de gestão museológico, conversação de papel e têxtil, digitalização de acervos, mediação cultural, orientação expográfica e instalação. Apenas no ano passado, participaram destas ações 826 pessoas. Em 2013, até o mês de junho, este trabalho foi realizado nos municípios de Catanduvas, União da Vitória, São José dos Pinhais, Irati, Tibagi, Antonina, Morretes e Paranaguá.

Outra ação do Museus Paraná é o apoio técnico às unidades museológicas do Estado, por meio de visitas técnicas, qualificação do acervo, montagem e curadoria. Este trabalho foi realizado, até agora, em Cambé, Pinhão, Laranjeiras do Sul, Colônia Gonçalves, Inácio Martins, União da Vitória, Curitiba, Pato Branco, Rio Negro, Paranaguá, Campo Largo, Irati, Campo Mourão, Cascavel, Foz do Iguaçu, Guaíra, Marmeleiro, Guarapuava, Castro, Londrina, Ibiporã, Sertanópolis, 1º de Maio, Campo Largo e Catanduvas.

Ainda faz parte do programa a implementação do Pergamum Museus, plataforma tecnológica que permite a catalogação dos acervos dos museus, incluindo suas bibliotecas. Trata-se de um projeto inédito no país, que tem por objetivo tratar a gestão dos acervos museológicos do Estado de maneira sistêmica, integrada e padronizada. O Pergamum Museus foi lançado em junho de 2013 e já está em funcionamento. Ao longo dos próximos meses, serão cadastradas no software as obras que integram os acervos dos museus do Estado.

Todo este trabalho vem sendo realizado pela Coordenação do Sistema Estadual de Museus (Cosem), que integra a Secretaria de Estado da Cultura, em parceria com os municípios. O trabalho faz parte das metas de governo, que, entre outras ações, prevê fortalecer o Sistema Estadual de Museus.
Informações sobre o Programa Museus Paraná podem ser obtidas pelo telefone (41) 3212-0400 ou pelo e-mail cosem@seec.pr.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário