Ouvir o texto...

sábado, 28 de setembro de 2013

Maior museu entomológico da América Latina abriga 80 mil insetos


Coleção de borboletas rendeu à Seara apelido de terra das borboletas. Boa parte dos insetos, coletados desde 1924, não existe mais na natureza.





Do G1 SC


Comente agora

Coleção de Borboletas no museu Fritz Plaumann (Foto: Portal de Turismo Seara/Divulgação)



O maior museu entomológico da América Latina abriga mais de 80 mil exemplares de 17 mil espécies diferentes de insetos em Seara, no Oeste de Santa Catarina. A coleção de borboletas do Museu Entomológico Fritz Plaumann rendeu a cidade o apelido de 'Terra das Borboletas'.
Fritz Plaumann mostra parte da coleção
(Foto: Portal de Turismo Seara/Divulgação)

Natural da Prússia Oriental, na época parte do império alemão e atualmente território da Lituânia, Fritz Plaumann chegou ao Brasil com a família em 1924, aos 22 anos, e se instalou no atual município de Seara, próximo ao distrito de Nova Teutônia. Na região, ele trabalhou como agricultor, fotógrafo e comerciante. Mas, durante toda a vida coletou e catalogou insetos. Das 17 mil espécies existentes no museu, 1.500 foram descobertas por ele e 150 foram batizadas com o seu nome ou derivados. Boa parte dos insetos não existe mais na natureza. Além das borboletas, fazem parte da coleção besouros, moscas, baratas e outros insetos da região.

Segundo informações passadas pelos gestores do museu, além do interesse por insetos, Plaumann era autodidata e buscava a preservação da natureza. Ele anotava três vezes ao dia todos os dados sobre o tempo na região, e utilizando mapas meteorológicos alemães, ele anotava a quantidade de chuva, umidade, vento e temperatura.
Coleção de Borboletas no museu Fritz Plaumann
(Foto: Portal de Turismo Seara/Divulgação)

A Prefeitura Municipal de Seara adquiriu em 1982 a coleção entomológica de Fritz Plaumann e 1988 inaugurou o museu, que tem quase 600 m², distribuídos em três pavimentos. O local fica em frente a casa onde Plaumann morava.

Plaumann dedicou 70 anos da sua vida à catalogação de insetos, e morreu no dia 22 de setembro de 1994, há 19 anos. Em 1985, obteve a Medalha do Mérito Universitário da Universidade Federal de Santa Catarina e, no início de 1991, recebeu a mais alta condecoração do campo da ciência da Alemanha: a Grã-Cruz do Mérito Científico.

Em 2003, em homenagem, foi criado o Parque Estadual Fritz Plaumann em Concórdia, com o objetivo de proteger remanescentes das florestas que recobriam originalmente a região do Alto Uruguai no estado de Santa Catarina. Situado no município de Concórdia, o Parque tem aproximadamente 741 hectares localizados às margens do reservatório formado pela barragem da Usina Hidrelétrica de Ita, no Rio Uruguai.

Serviço
Museu Entomológico Fritz Plaumann
Seara: acesso pela rodovia SC-283
Horário de funcionamento: segunda a quinta-feira das 8h30min às 17h; sábados das 9h às 16h.
Informações: 49 3452-1191 fonte:
http://g1.globo.com/sc/santa-catarina/nossa-terra/2013/noticia/2013/09/maior-museu-entomologico-da-america-latina-abriga-80-mil-insetos.html

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário