Ouvir o texto...

quinta-feira, 3 de outubro de 2013

Recuperado retrato de Napoleão que se julgava perdido



Um retrato do imperador francês Napoleão Bonaparte, que se julgava perdido há dois séculos, foi encontrado em Nova Iorque, tendo sido comprado por menos de um centésimo do seu valor provável.

A pintura, executada por Jacques-Louis David em 1813, quando a Grã-Bretanha e a Prússia ameaçavam ocupar França, ilustra Napoleão I empenhado em defender o país da invasão, usando o uniforme da guarda nacional.



Imagem: As semelhanças entre os dois retratos são evidentes Collins Fine // Arts/AFP


No retrato Napoleão (1769-1821) aparece, como era seu hábito, com a mão direita na casaca. Pensando-se ser uma cópia, a partir de um outro retrato de David de 1812 que faz parte da colecção da National Gallery de Washington e representa o imperador no seu escritório, a obra foi vendida em 2005 a um colecionador privado de Nova Iorque por cerca de 18 mil euros.

O comprador mandou limpá-lo e depois contactou o perito em arte francês Simon Lee, da Universidade de Reading, em Londres, para o analisar. Lee comparou-o com cópias e outros quadros de David.

“O quadro tem também a assinatura genuína de David, a limpeza revelou a palavra Rouget e a data 1813 apareceu”, disse Lee. George Rouget foi a assinatura preferida de David durante quase dez anos.

O retrato esteve com a família Borthwick-Norton no seu castelo fora de Edimburgo e foi oferecido à Academia Real Escocesa em 1988.

“A nossa política de coleção é dirigida para as artes e temas escoceses, não colecionamos obras de artistas europeus”, disse um responsável da academia à agência France Presse. "Foi avaliado por leiloeiras e especialistas, que olharam para isto como uma cópia.” Agora parece que a academia perdeu uma pequena fortuna. Crê-se que o quadro valha mais de 2,4 milhões de euros. David foi um dos mais famosos pintores na Europa entre 1780 e a data da morte, em 1825.

fonte:
http://pam-patrimonioartesemuseus.com/forum/topics/recuperado-retrato-de-napoleao-que-se-julgava-perdido

Nenhum comentário:

Postar um comentário