Ouvir o texto...

quinta-feira, 14 de novembro de 2013

Três exposições portuguesas em museu desenhado por Siza Vieira em Seul

Siza Vieira, 80 anos, ganhou em 1992 o Pritzker Prize, conhecido como o Nobel da Arquitetura



Um dos mais modernos museus sul-coreanos, desenhado pelo arquiteto Siza Vieira, vai acolher três exposições portuguesas a partir de 26 de novembro, numa das maiores ações do género promovidas por Portugal naquele país.

As três exposições, uma das quais de arquitetura, intitulada "Tradição é Inovação", ocuparão os três pisos do Mimesis Art Museum, um edifício com 3.600 metros quadrados, construído entre 2006 e 2009 em Paju Book City, a cerca de 30 quilómetros ao norte de Seul.

Capa do livro de 500 páginas que a editora alemã Taschen dedicou este ano a Siza Vieira, o Mimesis Art Museum, desenhado e construído em colaboração com Carlos Castanheira e Kim June-song, é considerado "um dos mais emblemáticos projetos" do mestre português.

Siza Vieira, 80 anos, ganhou em 1992 o Pritzker Prize, conhecido como o Nobel da Arquitetura.

Propriedade da editora sul-coreana Open Books, o Mimesis Art Museum iniciou há apenas alguns meses a sua programação regular, mas esta série de exposições é a primeira a ocupar todo o espaço do museu.

As três exposições portuguesas, que decorrerão até 09 de fevereiro de 2014, são organizadas pela Embaixada de Portugal na Coreia do Sul, com o apoio do Camões - Instituto da Cooperação e da Língua.

Além de 15 projetos construídos nos últimos cinco anos por oito ateliers de arquitetos portugueses, já apresentados no Japão, Brasil e Portugal, o Mimesis Art Museu vai acolher duas "exposições inteiramente novas", intituladas "Santo Antonio" e “Merging Aesthetics".

A primeira é constituída por uma instalação vídeo de João Pedro Henriques e desenhos de Rui Guerra, e a segunda reúne escultura, pintura e tapeçaria de Mário Lopes

fonte:

http://pam-patrimonioartesemuseus.com/forum/topics/tres-exposicoes-portuguesas-em-museu-desenhado-por-siza-vieira-em

Nenhum comentário:

Postar um comentário