Ouvir o texto...

quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

Bilionário russo investe fortuna na criação do Museu de Arte em São Petersburgo

Viktor Vekselberg abriu instituição que conta com obras raras e ovos Fabergé

O bilionário russo Viktor Vekselberg, que entre outras atividades, dirige o Fundo Financeiroresponsável pelo funcionamento do polo científico e tecnológico de Skolkovo, investiu fortunas para a instalação de um Museu de Arte em São Petersburgo. Ele diz ter escolhido a cidade para sediar a instituição por se tratar da capital cultural da Rússia e por querer que a iniciativa estivesse, de alguma forma, associada à história do país entre o século XVIII e início do século XX.

Para Viktor Vekselberg, um dos símbolos desta época foi o joalheiro Carl Fabergé, que atingiu o topo da arte em sua especialidade e que, por isso mesmo, teve a coleção escolhida como primeira mostra do novo museu privado da Rússia.
A maioria dos famosos ovos de Páscoa de Peter Carl Fabergé foi produzida para a família imperial russa

O Museu de Arte de São Petersburgo foi instalado no Palácio Shuvalov, que fica na margem do canal Fontanka. Como o edifício se encontrava em estado de degradação, Vekselberg decidiu investir na sua recuperação, avaliada em US$ 36,7 bilhões.

O Ministro da Cultura da Rússia, Vladímir Medinski, elogiou o resultado e afirmou que a abertura deste museu é um evento de escala nacional que fala do renascimento do verdadeiro espírito do empresário e filantropo russo, que investiu recursos próprios neste projeto.

A coleção de Ovos Fabergé foi comprada por Vekselberg aos herdeiros do magnata norte-americano Malcolm Forbes, em 2004. Faz parte deste acervo o primeiro ovo encomendado ao artista pelo tzar Alexandre Terceiro para presentear a sua esposa, Maria Feodorovna, em 1885. Há também no museu pinturas raras de artistas, como o impressionista francês Pierre-Auguste Renoir, obras de mestres joalheiros famosos e outros objetos de arte da coleção pessoal do magnata.

O Museu de Arte de São Petersburgo abrigará, ainda, exposições temporárias e, para isso, o empresário está mantendo negociações para formar parcerias com o Museu de Arte Pushkin e a Galeria Tretiakov, em Moscou.

Peter Carl Fabergé, fundador da empresa familiar e dinastia de mestres joalheiros, ficou famoso pela criação de uma série de ovos de Páscoa valiosos, a maioria dos quais feitos por encomenda da família imperial russa.


fonte:
http://www.diariodarussia.com.br/cultura/noticias/2014/02/18/bilionario-russo-investe-fortuna-na-criacao-do-museu-de-arte-em-sao-petersburgo/

Nenhum comentário:

Postar um comentário