O Governo Regional da Madeira comprou recentemente um quadro a óleo de João Vaz por 11,6 mil euros.
A pintura "Uma menina no miradouro" foi adquirida pela secretaria regional do Plano e Finanças na sequência de uma proposta efectuada pelo Museu Quinta das Cruzes e a direcção de serviços de Museus e do Património Cultural da Secretaria Regional da Cultura.
Em declarações por escrito ao i, o secretário regional das Finanças, José Ventura Garcês, justificou a compra pelo facto de esta obra ser "do maior interesse, no contexto de uma política de aquisições, para a valorização e enriquecimento do património público da Região" e de "nenhum museu regional ou colecção pública" no arquipélago possuir uma obra deste artista relacionada directamente com a Madeira.
A pintura assinada por João Vaz (1859- 1931) representa "uma menina no miradouro", localizado numa das mais emblemáticas quintas madeirenses, a Quinta da Vigia, hoje património público da região e sede da Presidência do Governo Regional da Madeira.
"Esta pintura integra um raríssimo conjunto de obras de João Vaz, com representações da Madeira e que, provavelmente, fizeram parte da sua 'Exposição Madeirense', realizada em Lisboa após a deslocação do pintor à Ilha da Madeira, em 1920", acrescentou o governante, salientando que a obra vai "integrar o património público e artístico da Região", à semelhança do que já aconteceu "com outras aquisições, em anos anteriores", configurando "um importante apoio institucional na salvaguarda de bens culturais relacionados com a história e a identidade regional".
Ventura Garcês defendeu ainda que João Vaz "é a par de António Ramalho, o mais importante pintor do naturalismo português". A sua obra "tornou-se ainda mais valorizada e conhecida com a realização da exposição temporária 'João Vaz 1859-1931 Um Pintor do Naturalismo', em 2005, na Casa-Museu Dr. Anastácio Gonçalves, na sequência de uma aprofundada investigação sobre a vida e a obra deste pintor, insigne paisagista e considerado uma das figuras mais relevantes da pintura portuguesa do período Naturalista", acrescentou.
A obra foi adquirida num leilão realizado pelo Palácio do Correio Velho, Leilões e Antiguidades.
fonte:
http://www.ionline.pt/artigos/portugal/governo-da-madeira-compra-quadro-oleo-joao-vaz-116-mil-euros
Nenhum comentário:
Postar um comentário