“O SIEM tem por finalidade coordenar a sistematização das políticas públicas no campo museológico, seja de forma a promover a articulação entre as instituições ou estimular o desenvolvimento de programas, projetos e atividades museológicas que valorizem o patrimônio cultural de comunidades populares. Estamos vivendo, portanto, um momento histórico, com vistas ao fortalecimento do campo museológico de Sergipe, em cumprimento da lei”, explicou a coordenadora.
No encontro, representantes de unidades museológicas de Aracaju, Itabaiana, Indiaroba, São Cristóvão e de outros municípios sergipanos, dialogaram sobre a implantação do SIEM no Estado, cujo processo se dará mediante ações conjuntas realizadas pela Secretaria de Estado da Cultura, pelos diretores de museus e por representantes da Universidade Federal de Sergipe (UFS).
“Estamos atentando para as normativas legais apresentadas pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram/MinC), que apontam para os serviços de funcionamento das instituições museológicas. Com isso, buscamos dinamizar o processo de implantação do SIEM, tendo em Sergipe um dos estados brasileiros que avançam nesse aspecto”, ressaltou a professora do curso de Museologia da UFS, Ana Karina Rocha, que viabilizou a participação de estudantes universitários na reunião.
Fórum de Museus
Questões relacionadas ao ‘II Fórum de Museus de Sergipe’, evento organizado pela Secult e instituições parceiras, e inserido na programação da ‘12ª Semana Nacional de Museus’, realizada entre os dias 12 e 18 de maio de 2014, também foram colocadas.
“Com a implantação do SIEM e a efetivação de outras ações de fortalecimento das unidades museais, constataremos melhorias estruturais e funcionais nessas instituições, considerando o apoio da Secult em dispor de uma museóloga capaz de detectar debilidades, articular intercâmbios entre seus representantes e assim, favorecer a capacitação de agentes culturais, entre outras ações”, considerou Ludmilla Oliveira, representante do Museu Artístico e Histórico ‘Antônio Nogueira’, localizado em Itabaiana.
Da assessoria
Nenhum comentário:
Postar um comentário