Ouvir o texto...

quarta-feira, 2 de abril de 2014

Recém-inaugurado em Porto Alegre, o Museu dos Direitos Humanos do Mercosul lembra o difícil período da ditadura no Brasil.

Mostra em museu de Porto Alegre relembra ditaduras na América do Sul
Exposição 'Deus e sua obra no sul da América' vai até 31 de maio.
Obras estão expostas no prédio do Memorial do Rio Grande do Sul.

A primeira exposição foi aberta ao público nessa terça-feira (2) no prédio do Memorial do Rio Grande do Sul, na Praça da Alfândega, em Porto Alegre, como mostra a reportagem do Jornal do Almoço, da RBS TV (veja o vídeo).

Ao todo, são 180 obras de 145 artistas de cinco países. Intitulada “Deus e sua obra no sul da América”, a mostra também faz referência ao período de outras ditaduras nos cinco países do Cone Sul: Argentina, Brasil, Chile, Paraguai e Uruguai. Trata-se da primeira iniciativa cultural de grande porte entre as nações do Mercosul. As obras estão distribuídas nos três andares do prédio. A exposição segue até o dia 31 de maio com entrada franca.

Obra de Mafalda tambném está exposta no museu
em Porto Alegre (Foto: Reprodução/RBS TV)

“O museu está associado com uma coisa velha, mas na verdade, é uma coisa dinâmica. Tenho certeza que todo mundo vai conseguir formar um juízo sobre o assunto. Ela [exposição] é bastante clara”, explica diretor do Museu dos Direitos Humanos, Márcio Tavares Santos.

A exposição reúne desde documentos históricos, até recortes de jornais da época, pinturas em telas, fotos e outros objetos como caixotes de madeira. “A gente quer aproximar esse conceito das pessoas, mostrar que direitos humanos, na verdade, corresponde a um anseio de vida de cada um”, acrescenta o curador da mostra.

Exposição Deus e sua obra no sul da América
Onde: Museu dos Direitos Humanos do Mercosul (Rua Sete de Setembro, 1020 – Praça da Alfândega, Centro Histórico – Porto Alegre)
Visitação: Até 31 de maio, de terça a sexta, das 10h às 19h, e aos sábados, das 14h às 18h
Informações: (51) 3224-7210

Nenhum comentário:

Postar um comentário