Ouvir o texto...

terça-feira, 6 de maio de 2014

Abertura de galeria e museu inicia festa do futebol

A abertura da UEFA Champions Gallery e do UEFA Champions Museum, em Lisboa, deu início a "três semanas de festa do futebol" na capital de Portugal.
Na cerimónia, com direito a visita guiada por parte de Pedro Pinto, pivot de informação da TVI, a televisão detentora dos direitos de transmissão da UEFA Champions League, estiveram presentes Fernando Gomes, presidente da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) e membro do Comité Executivo da UEFA, bem como Jorge Máximo, vereador responsável pelos pelouros de Desporto, Sistemas de Informação e Obras Municipais da Câmara Municipal de Lisboa (CML), em representação do edil António Costa.
As exposições − situadas nos Paços do Concelho e na Sala do Risco do Páteo da Galé, respectivamente, mesmo ao lado do local onde se realiza i UEFA Champions Festival, a Praça do Comércio ou Terreiro do Paço − têm entrada gratuita e podem ser visitadas todos os dias entre as 10h00 e as 20h30 de domingo, 25 de Maio.
"É uma honra ter as finais da UEFA Champions League e da UEFA Women’s Champions League em Lisboa no ano do centenário da FPF. Com a inauguração destes espaços inicia-se a presença durante cerca de três semanas da festa do futebol na cidade de Lisboa", afirmou o presidente da FPF, Fernando Gomes, na ocasião. "Esta galeria de fotos e de objectos representativos do que ao longo dos anos se tem passado na Champions League, quer masculina, quer feminina, são evidência daquilo que tem sido o enorme sucesso da Champions League, uma competição muito prestigiada do futebol mundial."
Jorge Máximo acrescentou: "É com grande entusiasmo que começamos hoje um conjunto de iniciativas que vão concentrar em Lisboa os amantes do futebol europeu. Temos uma final com duas equipas de Madrid, o que vai ser entusiasmante porque vamos receber muitos convidados da nossa vizinha Espanha. Para nós é uma grande honra."
O vereador da CML fez ainda questão de destacar a presença do SL Benfica na final da UEFA Europa League, na qual defronta o Sevillha FC, a 14 de Maio, em Turim. "Lisboa, claramente, nestes dias vai estar nas bocas do mundo por causa do futebol, quer pela final da Champions League, quer pelo facto do Benfica ir representar a cidade de Lisboa na final da outra competição da UEFA. Sejam bem-vindos e usufruam da cidade de Lisboa, que vai ser a cidade do futebol no mês de Maio."
A UEFA Champions Gallery exibe mais de 150 fotografias icónicas da prova e, pela primeira vez, inclui também imagens da UEFA Women’s Champions League, cuja final se realiza no Estádio do Restelo, a 22 de Maio. Logo à entrada, a parede frontal está repleta de imagens dos vencedores portugueses da principal competição de clubes da Europa ou, de alguma forma, ligados a Portugal. Estão representados os sucessos do Porto e do Benfica, Cristiano Ronaldo, Luís Figo, José Mourinho, Eusébio e Mário Coluna, estes últimos retratados num curioso momento de descontracção, a jogar às cartas com Santana e Fernando Cruz na véspera da segunda mão das meias-finais de 1961/62, em Londres, frente ao Tottenham Hotspur FC.
Há igualmente fotos do capitão do Celtic FC, Billy McNeill, após o triunfo dos "hoops" sobre o FC Internazionale Milano no encontro decisivo de 1967, o primeiro a ser realizado em Lisboa, mais propriamente nos arredores, no Estádio Nacional, em Oeiras. A este propósito, Pedro Pinto revelou que, para assinalar o regresso da final à cidade, muitos dos "Leões de Lisboa" - como passaram a ser conhecidos os jogadores do clube de Glasgow -, estarão entre a assistência quando o Real Madrid CF defrontar o Club Atlético de Madrid no Estádio do Sport Lisboa e Benfica, a 24 de Maio. Ao fundo, o realce é ao futebol feminino, aos treinadores, às lendas do Campeonato da Europa e às super-estrelas.
Saindo dos Paços do Concelhos e atravessando a rua até ao Páteo da Galé, o UEFA Champions Museum inclui as capas dos programas oficiais de todas as finais, um mural gigante sobre a UEFA Women's Champions League e reserva espaço para recordações relacionadas com o melhor golo – disponibiliza a bola majestosamente rematada por Zinedine Zidane em Hampden Park de 2002 –, melhores finais e melhores jogadores.
Entre as peças em destaque estão a chuteira do pé direito e a camisola usadas por Lionel Messi na final de 2009, quando marcou de cabeça, coisa rara, na vitória de 2-0 do FC Barcelona sobre o Manchester United FC, em Roma. A camisola de Eusébio, imortalizado num muro com a frase "A legend has born (Nasceu uma lenda)", referente à decisão de 1963, ganha pelo AC Milan também marca presença no rol, assim com uma das luvas com Vítor Baía defendeu a baliza do Porto no êxito de Gelsenkirchen, em 2004, frente ao AS Monaco FC.
A emotiva final de 1999, na qual o United bisou nos descontos e bateu o o FC Bayern München por 2-1, é celebrada com a exibição da bola de jogo assinada pelos três autores dos golos em Camp Nou: Mario Basler, Terry Sheringham e Ole Gunner Solskjær. Ainda alusivo a esta partida, estão também expostos os cartões amarelo e vermelho utilizados pelo árbitro Pierluigi Collina, assinados e com a seguinte dedicatória: "A tutti i tifosi di calcio (Para todos os adeptos de futebol)".
Entre outras atracções, ganha destaque o equipamento completo de Ronaldinho Gaúcho, do Barcelona, relativo à final de 2006. Numa imitação dos cacifos dos balneários, pode abrir-se as portas de cada ano e confirmar quem ganhou a taça.
A mostra termina com a caminhada até Lisboa, num corredor onde são exibidas as camisolas, por ordem de eliminação, de todos os clubes presentes nesta edição da prova desde a fase de grupos – e que culmina com a dos finalistas: a 7 de Cristiano Ronaldo, do Real, e a 14 de Gabi, capitão do Atlético.
A UEFA Champions Gallery e o UEFA Champions Museum podem ser visitados de 6 a 25 de Maio entre as 10h00 e as 20h30. As exposições situam-se no edifício dos Paços do Concelho da CML (Galeria), na Praça do Município, e no Páteo da Galé, com entrada pela Rua do Arsenal, 21.
O Champions Festival abre ao público na Praça do Comércio a 22 de Maio. Está aberto entre as 11h00 e as 23h00 na quinta-feira, sexta-feira e sábado, e das 11h00 às 17h00 no domingo. Planei a sua visita.


Abertura de galeria e museu inicia festa do futebol
Vista do interior do UEFA Champions Museum em Lisboa©Getty Images






Nenhum comentário:

Postar um comentário