Ouvir o texto...

domingo, 4 de maio de 2014

Casarão na Avenida Paulista vai abrigar Museu da Diversidade

Anúncio foi feito por Alckmin na abertura da 18ª Parada do Orgulho LGBT.
Novo espaço tem cerca de 600 metros quadrados de área construída.


O governador Geraldo Alckmin anunciou a criação do Museu da Diversidade na abertura da 18ª Parada do Orgulho LGBT, na manhã deste domingo (4), na Avenida Paulista, em São Paulo. A sede será no casarão Franco de Mello, na Paulista. O museu, no entanto, só será instalado quando for concluída ação de desapropriação indireta.

Segundo o governador, a Estação República do Metrô já abriga, desde o ano passado, o Museu da Diversidade, cujo acervo deverá ser transferido para o novo espaço. Em 2013, o museu recebeu cerca de 35 mil visitantes.

O local na Estação Repúplica será mantido, mas a ocupação do casarão possibilitará a ampliaçãode ações culturais relacionadas à preservação, ao estudo e à difusão da memória da população LGBT paulista e brasileira, de acordo com a assessoria de imprensa do governo.

O casarão, localizado no número 1.919 da Paulista, tem aproximadamente 600 metros quadrados de área construída e terreno de 2,7 mil metros quadrados.

Parada Gay
A Parada Gay 2014 começou por volta das 12h deste domingo na Avenida Paulista. Muitos participantes fantasiados e curiosos com câmeras fotográficas se concentraram em frente aoMuseu de Arte de São Paulo (Masp). Segundo a Polícia Militar, não foram registradas ocorrências no início do evento.

Antecipada para este domingo, por conta da Copa do Mundo em junho a 18º Parada do Orgulho LGBT pede a "criminalização da homofobia". O tema escolhido para a 18ª edição do evento é “País Vencedor é País Sem Homolesbotransfobia: Chega de Mortes! Criminalização Já!”. O objetivo é ressaltar a importância da questão e reforçar o pedido por punições mais rígidas a quem praticar crimes de homofobia. Além da parada, as atividades do mês do orgulho LGBT também seguem o mesmo tema.

O participante Ricardo Bianck, de 28 anos, contou que essa é a oitava vez que ele vem à Parada. "Gosto das pessoas, do momento e um pouco do que a parada reivindica", diz. Segundo ele, a bandeira política da Parada, que luta pelos direitos da população LGBT, se perdeu. "As pessoas vêem pra curtir", afirma.

O assistente comercial João Carlos Bandeira, de 22 anos, concorda. "Fugiu do verdadeiro sentido. É mais um encontro anual", afirma. É a segunda vez que João Carlos vem à parada.

Em 2013, a 17ª edição da Parada Gay reuniu aproximadamente 3 milhões de pessoas e teve como atração principal a cantora Daniela Mercury. Este ano, a principal apresentação será da cantora Wanessa Camargo. O evento contará ainda com show de Pedro Lima e do Bigode Grosso, que participou da última edição do The Voice Brasil.

Alguns trechos da Avenida Paulista e de vias da região central de São Paulo foram interditados. O evento termina com um show na Praça da República, que está previsto para ocorrer das 18h30 às 21h30.

A Ciclofaixa de Lazer da Avenida Paulista e um trecho da Ciclofaixa do Centro foram suspensas. Ela não foi ativada na extensão da Avenida Bernardino de Campos, Avenida Paulista, Rua da Consolação, acesso ao Elevado Costa e Silva, Avenida Ipiranga, Praça da República, Avenida Vieira de Carvalho, Largo do Arouche, Viaduto do Chá, Rua Barão de Itapetininga, Rua Marconi, Praça Dom José Gaspar, Avenida São Luis e Rua Xavier de Toledo.

Confira as interdições
- A partir da 6h: Avenida Ipiranga, entre as avenidas São João e São Luiz, para montagem do palco do show de encerramento.
- A partir das 10h: Avenida Paulista, no sentido Consolação, entre as ruas Teixeira da Silva e Augusta; e no sentido Paraíso, entre a Rua Padre João Manuel e a Avenida Brigadeiro Luis Antônio, permanecendo liberada a travessia de veículos pela Avenida Brigadeiro Luis
Antônio e Rua Carlos Sampaio.
- A partir das 11h30: a interdição será estendida, ficando a Avenida Paulista bloqueada, no sentido Consolação, entre as ruas Teixeira da Silva e Consolação; e no sentido Paraíso, entre a Rua da Consolação e a Avenida Brigadeiro Luis Antônio, permanecendo liberada a
transposição de veículos pela Avenida Brigadeiro Luis Antônio e Rua Carlos Sampaio.
- A partir das 12h: interdições na Rua da Consolação, em ambos os sentidos, entre a Alameda Santos e a Avenida Ipiranga; da Rua Rego Freitas, entre as ruas da Consolação e Major Sertório; e na Avenida Ipiranga, entre a Rua da Consolação e a Avenida São Luiz.

Mudanças nas linhas de ônibus
A São Paulo Transporte (SPTrans) informou que 37 linhas que trafegam na região tiveram seu planejamento alterado para atender os participantes, das 6h às 21h30

fonte:http://g1.globo.com/sao-paulo/noticia/2014/05/casarao-na-avenida-paulista-vai-abrigar-museu-da-diversidade.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário