Ouvir o texto...

quarta-feira, 25 de junho de 2014

Cinco ilustradores apresentam arte de rua em Setúbal ( .pt )

Tina Siuda, Filippo Fiumani, Lapo, Kid Galindro e Zé Nova são os cinco ilustradores que o Centro Comercial Alegro Setúbal desafiou para intervencionarem cinco outdoors em Setúbal, criando uma galeria de arte ao ar livre.

Trata-se do Projeto. 07 – Outdoor Gallery, parte integrante do Arte em Toda a Parte, projeto da responsabilidade da Immochan, que conta com o apoio da Câmara Municipal de Setúbal.

Cada ilustrador teve como inspiração a fauna, a flora e as gentes de Setúbal. O resultado final pode ser visto de 20 Junho a 14 de Julho, em cinco locais distintos: Estrada dos Ciprestes (Setúbal/Palmela) – Nº 3806; Estada da Graça (Pedra Furada) – Nº 3253; Av. Manuel Maria Portela – N.º3041; Av. Professor Bento Jesus Caraça – Nª 3491; Estrada de Palmela /Setúbal – Nº 3486.

O Arte em Toda a Parte assume-se como um projeto de natureza artística de intervenções artísticas no município de Setúbal, bem como a conceção e exposição de obras de arte em espaços públicos, entre outras iniciativas.

 
 
Filippo Fiumani começou por pesquisar sobre Setúbal, a partir da flora, fauna e panoramas. O ilustrador admite que leu “muitas coisas ligadas à história da cidade, as figuras e as caras de Setúbal. Descobri que Setúbal tem um convento que é um dos primeiros edifícios com estilo Manuelino o que levou a pensar num desenho quase sem espaços vazios”. Filippo diz que continuou a pesquisar Gráficas Antigas na cidade e comprou uma imagem que o inspirou particularmente. Acumulando informação, começou por desenhar no papel. “A ideia era comunicar na cara uma série de informações e na parte recortada da cara criar outras histórias da mesma personagem. Assim, pesquisei sobre algumas pessoas “outsider” da cidade de Setúbal e encontrei: Francisco Augusto da Silva Finura, mais conhecido pelo Finuras que nasceu, na cidade, em 1929. A cara de Francisco Augusto da Silva Finura ficou gravada na minha mente e pensei utilizá-la como ícone.”, disse o ilustrador.

https://www.facebook.com/fiumaniart

http://www.fiumani.it/



Tina Siuda é outra das ilustradoras convidadas para este projeto que viu as montanhas são seres misteriosos. “Têm os seus pequenos segredos, pensamentos coloridos e nunca fazem um único som. Há inúmeras criaturas a viver nas montanhas mas só as conseguimos ver se tivermos muita sorte. Às vezes, o vento vindo do sul traz barcos de papel que aterram no topo das montanhas, onde descansam e desfrutam da vista”, revelou Tina Siuda.

http://cargocollective.com/tinasiuda

https://www.facebook.com/tina.siuda.3





O ilustrador Zé Nova diz simplesmente que “Aproveite Setúbal. Solte o “ERRES” que há em si”. Uma forma de utilizar a característica linguística em arte de rua.

https://www.facebook.com/zenova17

http://pt.linkedin.com/pub/z%C3%A9-nova/36/706/837


 
 
Kid Galindro inspira-se na literatura e faz o desafio: “Por mares nunca de antes navegados Passaram ainda além da Taprobana” E se Camões, em vez de estar a falar do Sri Lanka, estivesse a falar de Setúbal? Seria mais ou menos assim a imagem que ele pintaria com as suas palavras”.

https://www.behance.net/Galindro

https://www.facebook.com/Kid.Galindro







Lapo diz que “Setúbal faz lembrar das aventuras durante as férias de verão, é sinal de vida, lazer, música, sol e praia, beleza, amores inesperados e memórias inesquecíveis”.

https://www.facebook.com/bruna.guerreiro

http://pt.linkedin.com/in/brunaguerreiro

LPM/Zoom online
Fotos: LPM

fonte: @edisonmariotti #edisonmariotti http://zoomonline.pt/cinco-ilustradores-apresentam-arte-de-rua-em-setubal/arquivo/9748

Nenhum comentário:

Postar um comentário