Cartão postal da Igreja de São Francisco, emSalvador
(Foto: Divulgação / Dimus)
(Foto: Divulgação / Dimus)
Em comemoração aos 40 anos de exibição da coleção que deu origem ao Museu Tempostal, no Pelourinho, em Salvador, o espaço apresenta a instalação visual “Museu Tempostal: uma viagem no tempo”.
A mostra que estreia na terça-feira (3) e segue até o dia 21 de setembro, reúne imagens de cartões postais da coleção que conta a história do museu e do colecionador Antônio Marcelino.
A história do Museu Tempostal começa a partir de 1947, com a chegada em Salvador, do sergipano Antônio Marcelino do Nascimento. Colecionador eclético, desde garoto começou a juntar santinhos de catecismo, biscuits, estampas do sabonete Eucalol, entre outros.
Testemunho de uma época, a coleção de cartões postais e fotografias de Antônio Marcelino foi adquirida em maio de 1995 pelo Governo do Estado da Bahia, através da Secretaria da Cultura e Turismo e abrigada no Museu Tempostal vinculado à Diretoria de Museus do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (DIMUS/IPAC).
Em novembro de 1997 o Museu Tempostal foi inaugurado, garantindo a preservação do acervo iconográfico.
Confira a programação de estreia da exposição na terça-feira (3) no Museu Tempostal:
9h - Apresentação do Ipacoral, formado por funcionários do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (IPAC).
14h - Apresentação de uma quadrilha na frente do museu, com a participação do grupo Renascer, das Obras Sociais Irmã Dulce.
16h – Celebração de uma missa para Santo Antônio, padroeiro do museu.
Serviço
“Museu Tempostal: uma viagem no tempo”
Local: Museu Tempostal - Rua Gregório de Mattos, 33, Pelourinho/ (71) 3117-6383
Visitação: terça a sexta, das 12h às 18h. Fins de semana e feriados, das 12h às 17h
Entrada: grátis
fonte: @edisonmariotti #edisonmariotti http://g1.globo.com/bahia/noticia/2014/05/exposicao-reune-imagens-de-cartoes-postais-no-museu-tempostal.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário