Ouvir o texto...

quinta-feira, 3 de julho de 2014

BH: Copa faz circuito cultural de 12 museus dobrar de público

Praça da Liberdade, na capital mineira, recebe sete exposições sobre futebol e já teve mais de 120 mil visitas.

Circuito Cultural Praça da Liberdade, localizado na região central de Belo Horizonto, recebeu um público duas vezes maior que o normal neste mês de junho. De acordo com organizadores das exposições, a média normal de público é de 60 mil pessoas, porém, com a Copa do Mundo e a grande quantidade de turistas na capital mineira, esse número subiu para mais de 120 mil. Segundo Gustavo Caran, gerente do circuito, houve uma surpresa em relação à grande quantidade de público.

“Foi inevitável colocar o tema futebol no circuito. Buscamos algumas propostas no mercado e agora ao todo são sete exposições sobre futebol distribuídas em quatro desses 12 espaços. Foi uma surpresa muito grande. Já esperávamos um público grande, tanto é que preparamos os atendentes, preparamos aplicativos com agenda cultural, centros de informação, etc, mas foi uma surpresa muito boa”, disse Caran.

O gerente do circuito contou ainda que houve uma verdadeira “invasão latina” em Belo Horizonte, já que as seleções do Chile, Argentina e Uruguai ficaram hospedadas em Minas Gerais para se preparar para a Copa do Mundo. “Foi uma diversidade cultural muito grande”, disse Gustavo. 


Exposição reúne também fotos históricas de grandes nomes do futebol Foto: Arquivo Diários Associados / Divulgação

Com a transferência da sede do governo de Minas para a Cidade Administrativa, em 2010, os casarões que integram o conjunto arquitetônico da praça da Liberdade, então ocupados por secretarias de Estado, foram transformados em um corredor cultural. A maioria dos 12 museus têm entrada gratuita e programação para todas as idades. De acordo com os organizadores, o circuito foi criado com o objetivo de explorar a diversidade cultural – com opções interativas e abertas ao público – em uma área de grande valor simbólico, histórico e arquitetônico de Belo Horizonte.



Quatro desses museus recebem exposições sobre futebol, como vídeos mostrando a construção do Mineirão, releitura de camisas 10 de grandes clubes brasileiros, hall da fama do Mineirão, reunindo grandes craques como Pelé, Dadá Maravilha e Djalma Santos, entre outras exposições. 


Exposição Literatura nas Quatro Linhas acontece na Biblioteca Pública Foto: Luiz de Bessa / Divulgação

Os 12 espaços ficam no entorno da praça da Liberdade, um dos cartões postais de Belo Horizonte. São eles: Arquivo Público Mineiro, Biblioteca Pública Estadual Luiz de Bessa, Casa Fiat de Cultura, Centro Cultural Banco do Brasil, Centro de Arte Popular Cemig, Centro de Formação Artística (Cefar Liberdade); Espaço do Conhecimento UFMG, Horizonte Sebrae – Casa da Economia Criativa, Memorial Minas Gerais Vale, Museu das Minas e do Metal, Museu Mineiro e Palácio da Liberdade.

Além destes, outros cinco espaços já estão em processo de implantação, como a Casa do Automóvel, o Centro de Ensaios Abertos (Cena), o Centro Cultural Oi Futuro, a Escola de Design da Universidade Estadual de Minas Gerais (UEMG) e um centro de referência da música.

fonte: @edisonmariotti #edisonmariotti http://esportes.terra.com.br/futebol/copa-2014/bh-copa-faz-circuito-cultural-de-12-museus-dobrar-de-publico,faf7f026028f6410VgnVCM20000099cceb0aRCRD.html

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário