Ouvir o texto...

segunda-feira, 28 de julho de 2014

Museu resgata a história do homem do campo no interior do Piauí

Espaço conta com acervo de mais de duas mil peças em exposição. No local é possível encontrar peças dos séculos 18, 19 e até do século 20. 
 
Na cidade de Pedro II, no Norte do Piauí, um museu resgata a história do homem do campo. No local, existem mais de duas mil peças que chama a atenção dos visitantes e se encantam pela simplicidade dos objetos expostos.

O agricultor Antônio Luiz Ferreira é quem garimpa as peças para leva-las ao Museu da Roça, que fica na Zona Rural do município. “Aqui temos esse apito da década 30, da época que chegou o futebol aqui na comunidade. Também tem uma tesoura de 1924 que foi da minha bisavó, dentre outras coisas. Hoje, ninguém sabe mais o que era uma farinhada puxada por roda e um catitu, por isso, temos essas peças aqui. Temos também, o engenho de madeira, que não existem mais, dentre outras”, destacou Antônio.

Ao visitar o espaço, o homem do campo se identifica. No lado de fora, há uma maromba que há mais de 100 anos atrás servia para moer cana de açúcar. Dentro, o visitante vai ver um gibão de couro bem antigo, roda de moagem para mandioca e outras inúmeras peças.

A dona e diretora do museu, Anita Alves Passos, disse que a peça mais antiga é uma moeda chamada papacão de 1757. “O meu bisavô deixou um caixote de madeira, que era o cofre na época, e que tinha muitas moedas guardadas. Temos até o baú, onde ele guardava essas moedas da época”, revelou Anita.

Ela também explica que tudo começou guardando objetos da própria família. Em um dos quarto do museu há vários móveis que eram da avó dela e tudo está ajeitado do jeito que deixou. “Ela era uma pessoa muito religiosa, por isso tem tantos santos, minha mãe foi criada pela minha bisavô e até o quarto que era dela está conservado”, destacou Anita.

No museu é possível encontrar peças dos séculos 18, 19 e até do século 20. Computadores, notebooks e outras peças fazem parte do acervo, porque para os organizadores os objetos daqui a 30 anos, também vão despertar o interesse de muitas pessoas.

O espaço fica localizado na estrada que liga os municípios de Pedro II e Piripiri. Funciona de quarta-feira a domingo, sendo a entrada no valor de R$ 2, por pessoa. 
 
fonte: @edisonmariotti #edisonmariotti http://g1.globo.com/pi/piaui/noticia/2014/07/museu-resgata-historia-do-homem-do-campo-no-interior-do-piaui.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário