Listen to the text.

segunda-feira, 11 de agosto de 2014

[...] A expressão “lugares de memória” concebida pelo historiador Pierre Nora em seus estudos sobre memória e identidade

[...] A expressão “lugares de memória” concebida pelo historiador Pierre Nora em seus estudos sobre memória e identidade na França em começos da década de 1980 é o que inspirará o ponto de partida deste VIII SIMP.

8º SIMP!




Esses lugares de memória, são lugares materiais onde a memória social se ancora e pode ser apreendida pelos sentidos; são lugares funcionais porque foram adquirindo a função de alicerçar memórias coletivas e são lugares simbólicos onde essa memória coletiva se carrega de sentidos, se expressa e se revela.

Os lugares de memória surgem a partir do movimento das minorias, na defesa de suas memórias, no sentimento de que não há memória espontânea. Eles se instituem para evitar o esquecimento, através da ação do Estado, muitas vezes em resposta as reivindicações das comunidades que defendem esses lugares como seus. São por isso, uma construção histórica que expressam uma vontade de memória.

O 8ºSIMP se propõe discutir a noção de lugares de memória, no sentido de ter o cuidado de observar a que coletividades se referem respondendo algumas perguntas básicas tais como: são lugares de que memória ou de que memórias? São lugares de memória de quem e para a construção de que identidades e de que projetos? São lugares representativos das comunidades que os detentam? Como se produz a institucionalização desses lugares? Qual tem sido o uso da noção a partir do proposto por Pierre Nora e que desdobramentos tem tido a mesma depois de trinta anos?

Sem dúvida a existência desses lugares também nos leva a discutir novamente os processos de constituição do patrimônio, da própria evolução do conceito, das representações normativas e por vezes conflitivas da cultura e da diversidade dos grupos e comunidades.
[...]

Mais informações em:
http://8simpufpel.wix.com/8simpufpel


fonte: @edisonmariotti #edisonmariotti http://museucarvao.blogspot.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário