Ouvir o texto...

domingo, 31 de agosto de 2014

Ucrânia pretende desmontar exposição de ouro patente na Holanda

Os especialistas ucranianos do Museu Nacional de História da Ucrânia pretendem desmontar, a partir de 01 de setembro, os objetos da exposição de ouro da Crimeia patente na Holanda, declarou a vice-ministra da Cultura da Ucrânia, Svetlana Fomenko.




ouro cita, holanda, amsterdã, exposição, crimeia, ucrânia



A exposição é dedicada à arqueologia da Crimeia, desde o período da colonização grega (século VI aC.) até o início da Idade Média (séculos VI–VII d.C.). Entre os objetos da exposição há, em particular, achados arqueológicos das antigas cidades e assentamentos (Quersoneso, Panticapeu, Tyritake, Artesian), das sepulturas citas (Levadki, Ust-Alma), dos cemitérios góticos (Suvla-Kaia, Dzhurg-Oba, Neyzats, perto da aldeia Luchistoe).

Em 20 de agosto, o Allard Pierson Museum, em Amsterdã, decidiu deixar o ouro na Holanda. Até agora, o museu "não conseguiu tomar uma decisão e atender às exigências das duas partes interessadas" (da Ucrânia e da Crimeia).

Se toda a coleção não for devolvida à Ucrânia, durante setembro, já em 1 de outubro, os artefatos passarão a ser considerados contrabandeados, concluiu a vice-ministra.


Na foto: um dos objetos presentes na exposição

Nenhum comentário:

Postar um comentário