Ouvir o texto...

quinta-feira, 4 de setembro de 2014

Experimento de ciências em museu acaba mal e fere crianças nos EUA

Uma demonstração sobre a ciência dos tornados que é feita diariamente no museu “Terry Lee Wells Discovery” na cidade de Reno, em Nevada (Estados Unidos), deu errado nesta quarta-feira (3) e acabou ferindo 13 pessoas com pequenas queimaduras e inalação de fumaça.

Oito crianças e um adulto foram levados a um hospital da cidade com pequenas queimaduras e inalação de fumaça, disse Brown em comunicado.

Outras quatro pessoas receberam tratamento no local, mas suas idades não foram divulgadas. Autoridades no centro médico regional Renown achavam que apenas uma criança deveria continuar hospitalizada para observação e provavelmente seria liberada nesta quinta, segundo o porta-voz da prefeitura da cidade, Matthew Brown.

“Os ferimentos foram o resultado de um acidente de uma demonstração de rotina do museu que simula um tornado”, afirmou o comunicado da prefeitura. “Os investigadores do Departamento de bombeiros de Reno estão trabalhando com a equipe do museu para determinar o que causou a chama química”.

Um vídeo amador postado pela TV KRNV no Facebook mostra uma aparente chama caindo da mesa de experimentos perto de onde o grupo de crianças estava sentado no chão.

Brown, disse à agência Associated Press que uma investigação preliminar indica que o que causou o acidente não foi uma explosão, mas sim uma chama química que é “parecido com se uma pessoa jogasse gasolina em fogo”. Ele não pode comentar mais detalhes sobre o ocorrido.

Mais cedo, o policial Tim Broadway disse que diversas crianças sofreram queimaduras de ácido nas mãos, braços e rostos.

Autoridades disseram que uma mistura de álcool metílico com ácido bórico é usada durante a apresentação feita diariamente para criar o efeito de um tornado.

O morador de Reno Joey Sanchez, que estava no museu no momento do acidente, disse à AP que não presenciou o acidente, mas viu fumaça e sentiu cheiro de químicos queimando. Os ferimentos das crianças eram pequenos círculos vermelhos, segundo disse.

O chefe dos bombeiros de Reno disse que as pessoas foram retiradas do museu e que aparentemente o prédio não teve nenhum dano. Uma equipe de materiais perigosos foi ao local para garantir que a explosão não expeliu gases tóxicos pelo museu. 
 
 fonte: @edisonmariotti #edisonmariotti http://g1.globo.com/mundo/noticia/2014/09/experimento-de-ciencias-em-museu-acaba-mal-e-fere-criancas-nos-eua.html

Bombeiros foram ao museu em Reno para atender vítimas de acidente após experimento de ciências nesta quarta-feira (3) (Foto: AP Photo/Scott Sonner)

Nenhum comentário:

Postar um comentário