Ouvir o texto...

segunda-feira, 8 de setembro de 2014

Obra de Picasso deixará restaurante em Nova York rumo a museu




SÃO PAULO, SP - Por mais de 50 anos, o restaurante Four Seasons,
em Nova York, foi a casa da obra "Le Tricorne", do espanhol Pablo
Picasso (1881-1973). Mas, no domingo (7), a pintura, feita numa
cortina, será levada para um museu. A mudança de lugar se dá depois
de uma batalha judicial entre a empresa que comanda o restaurante, a
RFR Holding Corp, e o Departamento de Conservação de Marcos de
Nova York, que é o dono da cortina. 


A confusão começou depois que a RFR decidiu que "Le Tricorne" precisava ser restaurada e, por isso, deixaria o local. A prefeitura entrou com uma ação em março contra a medida, temendo que a obra pudesse ser danificada. Em junho, as duas partes concordaram em ceder: ficou decidido que a obra deixaria o restaurante, mas iria para o museu New-York Historical Society. "Eu fiquei chateado", disse o produtor cinematográfico Howard Kaminsky, que costuma frequentar o Four Seasons, em entrevista ao jornal britânico "The Guardian". "É claro que o lugar dessa obra é num museu, mas a beleza estava em encontrá-la num lugar como esses." 

Picasso pintou "Le Tricorne" em 1919, para uma trupe de balé avant-garde. Desde a abertura do Four Seasons, 40 anos depois, a cortina está exposta no restaurante. O local é frequentado pela elite de Nova York, que já serviu presidentes e nobres, além de Dalai Lama e Madonna. 

Em 2008, a obra foi avaliada em US$ 1,6 milhão (R$ 3,5 milhões), um valor considerado até baixo para uma pintura de Picasso. Desde a disputa entre o restaurante e a prefeitura, "Le Tricorne" atraiu ainda mais atenção, com diversas pessoas indo até o local para tirar "selfies".

Recentemente, até a revista "Vogue" fez um ensaio com a rapper
Iggy Azalea em frente à obra

-fonte: @edisonmariotti #edisonmariotti : http://www.tnonline.com.br/noticias/entretenimento/13,289059,06,09,obra-de-picasso-deixara-restaurante-em-nova-york-rumo-a-museu.shtml
Copyright © 2014 Tribuna do Norte (TNOnline)


Nenhum comentário:

Postar um comentário