Ouvir o texto...

terça-feira, 21 de outubro de 2014

“Vaso de Tavira” em exposição no Museu do Louvre

Um dos mais emblemáticos objetos do período islâmico em Portugal integra uma exposição temporária no Louvre, até 19 de janeiro.

O “Vaso de Tavira” está normalmente em exposição no Núcleo Islâmico do Museu Municipal de Tavira. Considerado o ex libris da coleção, viaja agora para França, cedido por empréstimo, para integrar a exposição temporária no Museu do Louvre, “Le Maroc Medieval – Un Empire de l’Afrique à l’Espagne”.

A exposição é organizada pelo Museu do Louvre e pela Fundação Nacional dos Museus de Marrocos. Integra vários objetos de diversas procedências.

O “Vaso de Tavira” é datado dos finais do século XI ou inícios do século XII, no chamado período das Taifas. É visto como um dos objetos mais emblemáticos do período islâmico em Portugal, uma peça considerada fundamental para a História, pelo seu bom estado de conservação.

Apresenta pintura realizada a branco e, no bordo superior, um conjunto de figuras humanas (cavaleiro, besteiro, músico e uma mulher) e de animais (pombas, tartaruga, cavalos, camelo, caprino, bovino e ovídeo).

Foi encontrado em sondagens arqueológicas nos anos 90, num edifício destinado à implantação de uma agência bancária, frente aos Paços do Concelho. Na altura, as obras puseram a descoberto os vestígios de um bairro islâmico anterior à muralha da cidade de Tavira.

A exposição desta peça no famoso museu francês é visto em Tavira como um importante meio de divulgação do património histórico e arqueológico do país e da cidade.

fonte: @edisonmariotti #edisonmariotti http://www.rtp.pt/noticias/index.php?article=775740&tm=4&layout=121&visual=49

 “Vaso de Tavira” em exposição no Museu do Louvre

Nenhum comentário:

Postar um comentário