Ouvir o texto...

domingo, 2 de novembro de 2014

A Mestra Izabel, a mais famosa artesã do Vale do Jequitinhonha d anos 90 anos...

A Mestra Izabel, a mais famosa artesã do Vale do Jequitinhonha faleceu dia 30 de outubro, aos 90 anos, no vilarejo Ponto dos Volantes em Santana do Araçuaí, em Minas Gerais. 




No pequeno município, a Mestra artesã criou e ensinou todo mundo a fazer as bonecas de barro e transformou a região em pólo produtor de cerâmica artística.






Filha de louceira que vendia utilitários de barro, ela criou as famosas bonecas nos anos 1970 aos 44 anos. No início, os rostos moldados eram apenas as cabeças das moringas. Depois surgiram as mães amamentando e as noivas, sempre com fisionomias caboclas e de diversos tons de barro.



Já em 2003, as bonecas de dona Izabel foram parar na São Paulo Fashion Week, quando o estilista Ronaldo Fraga homenageou as ceramistas do Vale do Jequitinhonha. Mãe de quatro filhos, ela recebeu vários prêmios, como o Unesco de Artesanato para a América Latina (2004), a Ordem do Mérito Cultural (concedida pelo Ministério da Cultura, 2005) e o Prêmio Culturas Populares (Ministério da Cultura, 2009).

Dona Izabel foi também homenageada pela presidente Dilma Rousseff durante a abertura da exposição Mulheres artistas e brasileiras, no Palácio do Planalto, em Brasília.



Izabel partilha seu conhecimento “com o prazer próprio dos genuínos mestres” com todos os que procuram, e assim “criou ao redor de si uma escola de ceramistas, que envolve todos os membros de sua família residentes em Santana e muitas outras pessoas do lugar”. Izabel tem participado de exposições nas capitais do Sudeste desde a década de 80, e seu trabalho está representado nos principais museus de arte popular do país. (Pequeno Dicionário do Povo Brasileiro, século XX | Lélia Coelho Frota – Aeroplano, 2005)

Fotos Galeria Estação. fonte babel das artes @edisonmariotti #edisonmariotti 

Nenhum comentário:

Postar um comentário