Ouvir o texto...

sábado, 6 de dezembro de 2014

Os suecos têm o mais antigo museu a céu aberto do mundo. Lá dentro são mais ou menos 300 construções, entre casas, escolas, igrejas.

Museu na Suécia tem empregados
que se vestem como no século XIX




A Suécia é um país que intriga. Exemplo de democracia, continua um reino com Parlamento e primeiro-ministro. Os suecos caminham para o futuro sem esquecer as experiências do passado. Lá, a palavra ‘respeito’ não perde nunca a atualidade.


Olhando, parece uma rua de um dos bairros da Suécia. Nada disso! É um museu. Os suecos têm o mais antigo museu a céu aberto do mundo. Lá dentro são mais ou menos 300 construções, entre casas, escolas, igrejas.


A casa era de uma família rica na época e um aposento é sala de estar de um dos inúmeros quartos da casa. Um detalhe: os empregados desse museu se vestem como no passado e, quando a gente olha, é como se a gente fizesse uma viagem no tempo. Tudo é igualzinho àquela época.


Era exatamente assim que se vivia no século XIX, quando a Suécia começou a se transformar com a revolução industrial, mas muitas tradições milenares não se perderam. Até uma padaria que faz pão como no passado tem nesse museu. A gente conhece uma padaria pelo cheirinho.


Globo Repórter: O Ken, que é o padeiro, disse que não gosta muito de falar não. Como é que você se sente trabalhando como no passado?
Ken Eklund, padeiro: Eu amo fazer isso, porque nós estamos mostrando como se fazia o pão, em 1870. Tudo é feito manualmente. Nós usamos métodos antigos e conversamos com as pessoas para manter as tradições.


O pão é de verdade. Um deles, ele disse, é um pão de uma semente típica da Suécia. Tem um pão de sal normal. E tem também um pãozinho que é típico desta região, que é feito com canela.


Ele disse que é de canela e que é muito tradicional na Suécia. Ele explicou que a receita é muito simples: farinha, açúcar, canela, cardamomo, que é uma especiaria difícil de ser encontrada no Brasil.


Mas o padeiro revelou que o que é mais importante para que esse pão fique tão saboroso é uma pitada de amor.
fonte: @edisonmariotti #edisonmariotti http://g1.globo.com/globo-reporter/noticia/2014/12/museu-na-suecia-tem-empregados-que-se-vestem-como-no-seculo-xix.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário