Ouvir o texto...

sexta-feira, 2 de janeiro de 2015

Curso de montanhismo militar ganha museu em São João del Rei


Curso Avançado do 11º Batalhão de Infantaria é o único do Brasil. Já são 35 anos de história e mais de 30 mil montanhistas formados.

A histórica São João del Rei é também o endereço do único curso avançado de Motanhismo Militar no Brasil. Já são 35 anos de história e quase 34 mil montanhistas militares formados. Tanta tradição levou à criação do Museu do Montanhismo Militar, inaugurado em novembro de 2014 pelo 11º Batalhão de Infantaria de Montanha, responsável pelo curso.

O capitão Rodrigo Magalhães, instrutor do curso, explicou que o 11º Batalhão oferece, na verdade, três modalidades. "A primeira delas é a que chamamos Escalador Militar, estágio com duração de uma semana que visa habilitar o militar a transpor uma via equipada. Ou seja, o militar estará preparado para transpor um obstáculo. Temos também o Curso Básico de Montanhismo, que habilita o militar a escalar uma rota e equipar a via para que a tropa venha e passe, bem como realizar resgates durante a passagem daquela tropa. Por fim, temos o Curso Avançado de Montanhismo, que forma o guia de montanha. Ele pega tudo isso e é inserido numa operação militar", contou o capitão Magalhães.

E a rotina de treinamento é pesada. Os militares precisam ter preparo físico. As aulas começam cedo e seguem até o início da noite. O militar formado em São João del Rei está preparo para enfrentar os desafios do terreno montanhoso durante as missões. Durante os 35 anos, já foram quase 34 mil militares formados. E o Curso Avançado é o único do Brasil e, por isso, recebe interessados de todos os Estados e até mesmo militares de outros países.

Em razão de toda a tradição, foi montado o Museu do Motanhismo, para guardar toda a história do Montanhismo Militar na cidade. No espaço, estão relíquias, equipamentos utilizados pelos militares, documentos e vídeos que contam a rotina de trabalho ao longo de mais de três décadas. "O museu funciona de segunda a sábado e feriados, das 8h às 16h. E no domingo é mediante o agendamento de escolas, por exemplo. A entrada é gratuita. Esperamos que as pessoas possam vir prestigiar e conhecer um pouco da história do montanhismo", finaliza o coronel George Kanaan.

fonte: @edisonmariotti #edisonmariotti http://g1.globo.com/mg/zona-da-mata/noticia/2015/01/curso-de-montanhismo-militar-ganha-museu-em-sao-joao-del-rei.html

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário