Ouvir o texto...

domingo, 25 de janeiro de 2015

Escola de Sama Mocidade Alegre homenageia Museu Mariano Procópio em Juiz de Fora

Bateria e passistas realizam 'Carnaval no Museu' neste domingo (25). Escola leva a história da instituição para a Passarela do Samba no dia 8.



No ano do centenário da abertura do Museu Mariano Procópio como instituição particular, a história do espaço será relembrada em uma homenagem no carnaval de Juiz de Fora. A escola de samba Mocidade Alegre levará para a Passarela do Samba, o enredo "A Família Mariano Procópio cai no samba e se encanta com sua própria História". A agremiação será a última a desfilar na Avenida Brasil pelo Grupo B, no dia 8 de fevereiro.

Para celebrar a homenagem, o Museu Mariano Procópio terá um fim de semana carnavalesco. Neste domingo (25) será aberta a mostra “Arte no Samba”, que exibe os croquis das fantasias da escola de samba. A exposição segue até 1º de março. Além disso, o parque vai se tornar palco do carnaval. Integrantes da Bateria Furiosa, passistas, mestre-sala e porta-bandeira apresentam o samba deste ano, de autoria de Edinho Leal, Betinho Moraes e Edynel, a partir das 16h com entrada gratuita.

Aprendizado para a escola
O vice-presidente da Mocidade Alegre, Rafael Lima, contou ao G1 que é a primeira vez que um enredo da escola homenageia a cidade. "É uma chance de abordar a nossa história e o museu tem muitos detalhes que podem ser explorados, desde a Família Real, a fauna, flora e o acervo. É um ícone da cidade, que nos dá a chance de fazer um carnaval bonito e rico”, comentou.



Em 2014, bateria da Mocidade Alegre desfilou em
carro alegórico (Foto: Roberta Oliveira/G1)



A homenagem também se transformou em aprendizado. “A diretoria do museu nos abraçou. Eles nos ajudaram a entender e a desenvolver o enredo. Tem gente na nossa comunidade que nunca foi lá, principalmente as crianças. Por isso, está sendo uma chance de conhecermos o museu”, explicou.

Sobre os eventos deste domingo, Rafael Lima explicou que é um momento de celebrar a parceria com o Museu Mariano Procópio. “A gente vai fazer uma exposição dos protótipos das fantasias. Nunca teve isso na história do carnaval de Juiz de Fora. E vamos ao parque esquentar os tamborins para o carnaval. Será uma festa. A gente está realmente muito empolgado com a apresentação de domingo. Independentemente do carnaval, pretendemos manter esta parceria”, destacou o vice-presidente.



No encontro dessas duas formas de cultura que se encontraram, a população é beneficiada. “A direção do Museu viu a oportunidade de estreitar estes laços, para mostrar que o museu não é de uma classe social, ele está aberto para todos”, resumiu.

Apresentação será no parque do museu
(Foto: Roberta Oliveira/G1)

Museu na folia
A escola, que tem reduto nos bairros São Mateus, Mundo Novo, Santa Cecília e Dom Bosco, terá 700 integrantes. O desfile irá apresentar em alas e três alegorias a chácara da família, que foi transformada em museu e que serviu de cenário para a comemoração da inauguração da estrada União e Indústria. Depois se tornou o local que preserva a memória da história imperial brasileira, após ser doada ao Município pelo mecenas Alfredo Ferreira Lage.

O diretor-superintendente do Museu Mariano Procópio, Douglas Fasolato, reforçou a importância da homenagem ao patrono e à instituição. “É o reconhecimento do trabalho de Mariano Procópio, que foi político e empreendedor. É importante ver as realizações dele deixarem a página dos livros de história e irem para Passarela do Samba”, enfatizou.

Ele ainda lembrou que a homenagem da Mocidade Alegre reforça as diretrizes da instituição. “É um reconhecimento criativo do valor simbólico do museu, despertando sentidos, pertencimentos e de manter as portas abertas promovendo a diversidade por meio de diferentes linguagens culturais”, analisou Douglas Fasolato.


fonte: @edisonmariotti #edisonmariotti http://g1.globo.com/mg/zona-da-mata/carnaval/2015/noticia/2015/01/mocidade-alegre-homenageia-museu-mariano-procopio-em-juiz-de-fora.html




Nenhum comentário:

Postar um comentário