Ouvir o texto...

quinta-feira, 15 de janeiro de 2015

Museu do Couro está aberto à visitação em Nova Olinda, no Ceará



Local vai preservar história da arte de Espedito Seleiro.
Ferramentas e peças passadas de pai para filho estão expostas.




Mais novo ponto turístico da região do Cariri, o Museu do Couro recebe visitantes desde dezembro de 2014. Ferramentas e peças antigas fazem parte do acervo pessoal do artesão Espedito Veloso de Carvalho, o mestre Espedito Seleiro, que começou a cortar e desenhar no couro ainda criança.

A máquina exposta no museu era do pai de Espedito, que possuía uma oficina no sertão dos Inhamuns. "Peguei a máquina que era do meu avô, trouxe para dentro da oficina e comecei a trabalhar. Se essa máquina falasse, ela contava a história mais certinha do que eu, que ela sabe do começo ao fim. Essa máquina costurou peças para Lampião, peças para vaqueiros, tropeiros, para ciganos", diz Espedito.
saiba mais
Artesão se inspira em fósseis para criar arte em Nova Olinda, no CE

O caminho das boiadas é mais uma parte da história do couro, que está ligada a do mestre Espedito Seleiro. Roupas feitas do material, bolsas, chapéus e sapatos de aboiadores podem ser vistos no museu.

O couro ganhou vida, se modernizou. Em 2014, seu Espedito completou 75 anos e o Museu do Couro foi a realização de um sonho antigo. "Não esperava, mas sempre sonhava em fazer um museu com as minhas peças, ferramentas minhas e de meu pai", afirma. O Museu nasceu da parceria de Seleiro e do fundador da ONG Casa Grande, Alemberg Quindins.


fonte: @edisonmariotti #edisonmariotti http://g1.globo.com/ceara/noticia/2015/01/museu-do-couro-esta-aberto-visitacao-em-nova-olinda-no-ceara.html



Serviço
O museu funciona de domingo a domingo das 7h às 17h
A entrada é franca
Telefone: (88) 3546.1432

Nenhum comentário:

Postar um comentário